28/05/2019 - 14:03 | última atualização em 28/05/2019 - 15:08

Inclusão da pessoa com deficiência no mercado movimenta workshop

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Luciana Botelho  |   Clique para ampliar

Clara Passi
Um workshop promovido pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OAB/RJ, presidida por Caio Sousa, lotou o Salão Nobre Modesto da Silveira nesta terça-feira, dia 28, com pessoas com deficiência que buscam uma chance de entrar no mercado de trabalho. Por onde se olhasse via-se folhetos informativos sobre empresas e materiais de divulgação nas mãos dos inscritos. Com tradução simultânea em Libras, as diversas mesas abordaram o panorama atual da legislação sobre o tema e trouxeram integrantes do Ministério Público do Trabalho; do Ministério do Trabalho (Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho); membros da academia e outros profissionais da área.
Foto: Luciana Botelho |   Clique para ampliar

A responsabilidade social das empresas e as formas de buscar a efetiva inclusão das pessoas com deficiência - não só por meio das cotas - foram eixos importantes das discussões, que contaram com a presença de representantes de um grupo de supermercados e de corporações do ramo alimentício, por exemplo, para falar das questões práticas que envolvem o dia a dia de um trabalhador com esse perfil.

Presidente honorário da CDPD e subsecretário da Pessoa com Deficiência do Município do Rio, Geraldo Nogueira vê avanços na área, mas faz ressalvas: “Ainda estamos parados num modelo em que a inclusão acontece por obrigatoriedade da lei. As empresas ainda não se convenceram de que esta mão de obra tem possibilidade de ser qualificada e não querem trabalhar por receberem benefícios do governo. Tais mitos precisam ser vencidos e um evento como este ajuda na conscientização”.
Foto: Luciana Botelho |   Clique para ampliar

Nogueira indica que há ainda outra barreira, esta de responsabilidade do Poder Público: um transporte de qualidade, acessível, condição básica para a inserção plena no mercado de trabalho.