11/06/2008 - 16:06

Indenização por danos em cirurgia deve ser reajustada

Do site do Consultor Jurídico

11/06/2008 - A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o reajuste de uma indenização por danos morais e estéticos para uma mulher que teve a bexiga perfurada e uma infecção hospitalar. Ela fez a cirurgia no hospital da Universidade Federal de Minas Gerais. Cabe recurso.

O desembargador federal Souza Prudente disse que a indenização por danos materiais deve permanecer nos termos da sentença. A primeira instância estabeleceu que a autora tem direito ao ressarcimento de todas as despesas médicas comprovadamente já feitas depois da cirurgia. E ainda: pelas novas cirurgias, internações, medicamentos e exames.

A autora, conforme avaliou o desembargador, permanece sustentada pelos pais, já idosos; apresenta um quadro psicológico debilitado, afastada do marido e dos filhos; e tem, ainda, deformações do abdômen. Pior: continua usando sondas.

Por isso, Souza Prudente reajustou a indenização por danos estéticos de R$ 20 mil para R$ 40 mil. E também passou de R$ 90 mil para R$ 200 mil a indenização por danos morais. A pensão vitalícia pedida pela autora não foi concedida. Motivo: ela não demonstrou estar incapacitada para trabalhar.