11/12/2023 - 13:18 | última atualização em 11/12/2023 - 14:37

INSS antecipará perícias para Benefício de Prestação Continuada

Confirmação pode ser feita pelo Meu INSS ou pela Central 135

Felipe Benjamin

Mais de 9 mil cidadãos que aguardam exames para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência terão sua perícia médica antecipada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A confirmação de antecipação pode ser feita pelo portal Meu INSS ou pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Aqueles que forem realizar a avaliação pericial presencial devem se lembrar de levar atestado, resultado de exames, laudos, receitas e demais documentos que possam auxiliar o perito. É preciso apresentar documento de identificação com foto, e o não comparecimento na perícia médica poderá implicar na desistência ou indeferimento do pedido.

Os resultados estarão disponíveis online no dia do atendimento, após as 21h. A Central 135 também atuará para maiores esclarecimentos.

"Essa é uma medida do governo federal a fim de diminuir a fila dos benefícios por incapacidade e reduzir o tempo de espera", afirmou a presidente da Comissão de Previdência Social Pública e Complementar da OABRJ, Suzani Ferraro.

"Essa perícia também pode ser realizada a partir de uma perícia administrativa sem passar pelo perito, apenas com a documentação que preencha os requisitos determinados pela portaria. O laudo médico deve conter a Classificação Internacional de Doenças (Cid), a assinatura do médico e o carimbo com a inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). A partir de abril os benefícios de incapacidade poderão ser acessados pelo INSS Digital".