16/08/2023 - 13:01 | última atualização em 16/08/2023 - 16:16

Inteligência artificial e golpes pautam painel de Direito do Consumidor

Presidente de comissão temática na OABRJ diz que assuntos são centrais para advocacia consumerista

Yan Ney

O painel de Direito do Consumidor na XII Conferência Estadual da Advocacia vai trabalhar a temática de golpes eletrônicos e inteligências artificiais. A mesa será mediada pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OABRJ, Tarciso Amorim, e terá como palestrantes o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, e o advogado e professor Renato Porto.

Esta temática é muito presente na vida de brasileiros e brasileiras, dado que 71% da população já caiu em algum tipo de golpe virtual, como pix e fraudes em cartão, como aponta estudo da Nord Security. Ao mesmo tempo em que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) conclui que a parcela mais velha da sociedade ainda tem dificuldade de usar as ferramentas tecnológicas, eles revelam que os mesmos não se sentem seguros com tais aparatos. O pix, por exemplo, tem menor adesão neste grupo.

Tarciso Amorim entende que a população idosa merece maior atenção quanto aos golpes virtuais, uma vez que eles são hipervulneráveis e vítimas constantes de golpes envolvendo crédito e empréstimos consignados. O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OABRJ concluiu que, por essa importância social, este tema é de tamanha relevância para advogados e advogadas que atuam no Direito do Consumidor.

“Inteligência artificial e os golpes eletrônicos são temas muito pujantes. É o que a gente vê de mais concreto na atualidade para quem atua na advocacia consumerista. Os golpes estão cada vez mais elaborados e difíceis de conseguir identificar. São tão maquiavélicos que buscam ludibriar os hipervulneráveis, que são as crianças e os idosos. Quando eu parto para essa parte dos idosos, eu parto especificamente na questão dos créditos e dos empréstimos consignados que são feitos, na maioria das vezes, na surdina por profissionais que desonram a classe das instituições financeiras e usam de meios ardis para obter vantagens”, conta.

O tema central da XII Conferência Estadual da Advocacia será os 35 anos da Constituição Federal, e contará com time renomado de palestrantes do meio jurídico. O espaço contará com lounge para alimentação e música ambiente na parte externa do evento, e um grande show de encerramento. Veja a programação completa no site do evento.

A XII Conferência Estadual da Advocacia acontecerá no Pavilhão da Marina da Glória, situado na Av. Infante Dom Henrique s/n. O evento é gratuito e exclusivo para a advocacia e será obrigatória a apresentação da carteira da OAB no credenciamento. Todo o custo do encontro é procedente de patrocínio, a OABRJ não investiu recursos para a realização da conferência.

Ao longo do mês de agosto, o Portal da OABRJ está apresentando detalhadamente os palestrantes e temas de cada painel. Fique ligado!