20/02/2009 - 16:06

Intercâmbio entre OAB do Brasil e Cuba

Do Jornal do Commercio

20/02/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, propôs à Faculdade de Direito de Havana a instituição de um programa de intercâmbio cultural e educacional na área do Direito entre os dois países. Com a União dos Juristas de Cuba, a OAB se dispõe a implantar um programa pelo qual advogados brasileiros e cubanos possam, reciprocamente, manter contato e conhecer o funcionamento das estruturas do Judiciário em ambos os países. Britto cumpre agenda naquele país desde o início da semana.

No encontro com dirigentes da Faculdade de Direito de Havana, Cezar Britto discutiu a possibilidade de um intercâmbio diretamente com a Escola Nacional de Advocacia (ENA), vinculada ao Conselho Federal da OAB. A Faculdade cubana mandaria alunos para a ENA e vice-versa. Britto lembrou que já existem vários brasileiros estudando Direito em Cuba, o que facilitaria a implementação do programa.

As propostas para intercâmbio entre a advocacia do Brasil e Cuba foram bem recebidas pelos dirigentes das entidades cubanas, segundo o presidente nacional da OAB, que participou do 2º Encontro Internacional dos Advogados Trabalhistas, em Havana. Esse intercâmbio, face à globalização cada vez maior nas relações comerciais e humanas entre esses dois povos, é fundamental para que se possa estabelecer contatos mútuos para o presente e o futuro. Hoje, várias empresas brasileiras já estão presentes em Cuba e há também vários cubanos presentes ao Brasil, fatos que implicam em negócios e atividades jurídicas de parte a parte, e também na necessidade de conhecimento da legislação de ambos os países, afirmou.

Britto destacou também a importância desse intercâmbio para os profissionais do Direito dos dois países, de se estabelecer esse intercâmbio cujas conversações se iniciaram.