16/08/2023 - 18:11 | última atualização em 17/08/2023 - 14:08

COMPARTILHE

Irregularidades no cartório de registros de Cambuci pautaram reunião da OABRJ com a Corregedoria do TJRJ

Tribunal anunciou correição na comarca para sanar situação em tempo razoável

Felipe Benjamin





Representantes da OABRJ reuniram-se na tarde desta quarta-feira, dia 16, com o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Marcus Henrique Basílio, e apresentaram demandas da população de Cambuci relativas a problemas com o cartório local. O encontro aconteceu no gabinete do corregedor, nas instalações do tribunal, no Centro do Rio.


"Agradecemos ao corregedor pela prontidão no atendimento e por nos apresentar uma boa perspectiva de solução para o problema do cartório único de Cambuci", afirmou o presidente da Seccional, Luciano Bandeira, que compareceu ao encontro acompanhado da presidente da OAB/Cambuci, Fernanda Chaves Castro.



Segundo os representantes da Seccional, irregularidades nos registros do cartório de Cambuci vêm sendo denunciadas com uma frequência cada vez maior e a subseção espera que a intervenção da Corregedoria do TJRJ consiga estabelecer quantos atos ficaram sem registro e quantas pessoas foram prejudicadas.

"Atos realizados durante um determinado período no cartório de Cambuci não foram registrados oficialmente e isso criou um cenário caótico na cidade", afirmou Fernanda, cuja subseção compreende também a advocacia do município de São José de Ubá.

"Estávamos bastante desesperançosos, mas após essa reunião com o corregedor, acreditamos que o problema poderá ser solucionado. Estamos bastante otimistas".



O desembargador se mostrou otimista quanto à resolução do problema.

"Tínhamos um conhecimento muito pequeno sobre esse problema no cartório de registro, mas a visita da OABRJ apresentou os fatos de forma mais concreta", afirmou o corregedor.

"Faremos uma correição extraordinária em Cambuci com ampla divulgação e já agendamos uma reunião com o atual responsável pelo expediente do cartório e também com nossa equipe técnica, para analsarmos qual providência será adotada para resolver essa questão de maneira mais rápida para acalmar a população da cidade, e tenho certeza de que conseguiremos sanar essa situação em um tempo razoável".

Abrir WhatsApp