16/06/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Itaguaí reivindica 2ª Vara do Trabalho ao TRT

Itaguaí reivindica 2ª Vara do Trabalho ao TRT


Da redação das Tribuninhas 

16/06/2009 - Representantes da Subseção de Itaguaí, acompanhados do presidente da Seccional, Wadih Damous, estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 16, com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Aloysio Santos, para pedir a imediata abertura de uma segunda vara no município. "A 1ª Vara do Trabalho está sobrecarregada de processos", afirmou o  presidente da 23ª Subseção, Nilton de Almeida Vitoretti. "De  janeiro a junho deste ano, quase 1.450 processos já foram distribuídos na única vara existente na cidade. Até o fim do ano pelo menos o dobro disso tramitará no TRT local",  lembrou ele.

No encontro, o secretário da OAB de Itaguaí, José Ananias de Oliveira, afirmou que 230 mil trabalhadores seriam beneficiados com a instalação da 2ª Vara na cidade, pois ela atenderia não só a população do município, mas também a de Mangaratiba e Seropédica. "Já hoje Itaguaí fica intransitável às 5h da manhã e às 17h por conta da quantidade de trabalhadores que transitam pela cidade. Só a Siderúrgica do Atlântico tem 30 mil trabalhadores. A tendência é que esse número aumente muito nos próximos anos, devido ao Porto de Itaguaí", disse ele.

O procurador do município, Alexandre Oberg Ferraz, também esteve na reunião com o presidente do TRT. A Prefeitura de Itaguaí deseja que o TRT-RJ acelere a legalização de uma permuta com o município, pela qual está sendo trocado um terreno pertencente à  Justiça por outro da Prefeitura, no Centro da cidade. "Desde 2005, pedimos a troca. O prefeito Carlos Busatto Júnior, o Charlinho, já está construindo um prédio no terreno, que estará pronto em setembro, para abrigar as varas trabalhistas", disse o procurador. 

O presidente do TRT-1 disse ser possível a transferência de uma vara do Trabalho para Itaguaí e comprometeu-se a se empenhar para isso, assim como para a conclusão da permuta dos terrenos.

Abrir WhatsApp