11/01/2023 - 14:29 | última atualização em 16/01/2023 - 17:10

COMPARTILHE

Janeiro Branco: sociedade em alerta para os cuidados com a saúde mental

Paula Freitas

A chegada de um novo ano instiga a procura por um estilo de vida mais saudável, tanto no aspecto físico como mental. Com o objetivo de incentivar o debate e a promoção de medidas que impulsionem o bem-estar emocional, em 2014 surge a campanha Janeiro Branco. Fundada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a iniciativa deseja criar junto às instituições uma “cultura da saúde mental na humanidade”.

De acordo com um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), casos de ansiedade e de depressão aumentaram em 25% mundialmente apenas no primeiro ano da pandemia de Covid-19. O índice soma-se aos quase um bilhão de indivíduos que convivem com transtornos psicológicos. 

Para a psicóloga Ellen Senra, o contexto social e midiático contemporâneo acaba contribuindo para a aceitação do diagnóstico.

“Barreiras que nós tínhamos muito intrínsecas até há um tempo atrás, hoje, estão sendo rompidas, como, por exemplo, o preconceito e a resistência”, relata. “O movimento do Janeiro Branco e da autopromoção da saúde mental nas redes sociais, nas mídias, tem contribuído bastante para que essa barreira venha diminuindo cada vez mais”, indica a psicóloga clínica.


A profissional destaca também a importância de estar atento aos sinais. Os excessos de tristeza, de euforia ou, até mesmo, de agitação psicomotora podem revelar a presença de distúrbios como depressão, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Por isso, o acompanhamento psicológico e, por vezes, psiquiátrico é necessário para a condução de um tratamento eficaz. 

Ellen ressalta, ainda, que a adesão a hábitos no dia a dia pode auxiliar no cuidado da saúde mental. A rotina de higiene do sono, além do incentivo a momentos de ócio e de lazer, são alguns deles. “A gente também sempre recomenda a prática frequente de atividades físicas, tomar sol - a absorção de vitamina D natural, não a sintética que pode ser manipulada, é essencial na sensação de bem-estar e na produção do hormônio de bem-estar”, recomenda a especialista.

Abrir WhatsApp