25/03/2009 - 16:06

Juiz de SP tentou desmoralizar STF, acusa Gilmar

Do jornal O Globo

25/03/2009 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse ontem que houve uma tentativa da Justiça de São Paulo de desmoralizar a Corte. Em meio a citações ao nome do juiz da 6ª Vara Federal Criminal, Fausto De Sanctis, o ministro disse que isso aconteceu quando a Justiça paulista decretou a segunda prisão do banqueiro Daniel Dantas, na Operação Satiagraha.

"O objetivo era único, de desmoralizar o Supremo Tribunal Federal. Os fatos para o segundo habeas corpus eram os mesmos (do primeiro) - disse ele, em sabatina na "Folha de S.Paulo". Em tom de ironia, disse ainda que De Sanctis quer ser presidente do Supremo. Procurado, o juiz não quis comentar.

Gilmar Mendes hesitou ao responder se descartaria concorrer a um cargo eletivo.

Após rápido silêncio, disse: "Não cuido nem descuido", disse ele.

Depois da sabatina, Mendes teve de deixar o teatro pela porta dos fundos para evitar a manifestação de estudantes. O grupo, ligado à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), criticava o ministro por ter dado habeas corpus a Dantas.