17/03/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Juízes ganham acesso a informações de escutas

Juízes ganham acesso a informações de escutas

 

 

Do jornal O Globo

 

17/03/2009 - Numa iniciativa da Secretaria de Segurança, promotores de Justiça e juízes criminais de todo o estado passarão a ter acesso às informações do sistema Guardião. Trata-se de um banco de dados que rastreia, concentra e cruza as informações de investigações feitas através de escutas telefônicas.

 

Quarenta juízes da capital estiveram ontem na sede da secretaria para conhecer o sistema e o projeto de abrir, para a Justiça, o processo de monitoramento e armazenamento de dados do Guardião.

 

 

Juízes poderão acessar os dados em seus gabinetes

 

A partir de maio, com uma senha, os juízes poderão, no computador de seu gabinete, acessar os dados do sistema.

 

Eles terão acesso a informações decorrentes das próprias autorizações de quebras de sigilo telefônico.

 

O serviço foi oferecido pelo subsecretário de Inteligência, Rivaldo Barbosa, durante a reunião que contou com a presença do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e do corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio, desembargador Roberto Wider.

 

Beltrame explicou as vantagens do acesso.

 

"O Guardião aberto às autoridades interessadas vai disponibilizar para os juízes e promotores informações que transitam numa rede totalmente segura. Permitirá a eles saber como está aquela operação, as informações que autorizaram", frisou Beltrame. "Eles têm que saber como isso foi produzido, trabalhado, quem faz e como faz."

 

O corregedor-geral Roberto Wider observou a responsabilidade de todos do Judiciário no acompanhamento das interceptações: "Somos todos corresponsáveis pelas medidas que se devem tomar para corrigir na sociedade os problemas de desvio, os problemas da criminalidade".

Abrir WhatsApp