05/03/2013 - 09:56 | última atualização em 05/03/2013 - 13:17

Justiça Federal terá PJe não obrigatório a partir do dia 20

redação da Tribuna do Advogado

A Justiça Federal (JF) vai adotar, a partir do dia 20, o sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe) em segunda instância para classes recursais de ordem previdenciária. A informação foi divulgada pela presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da Seccional, Ana Amelia Barreto, no programa Cliques do fique digital, da Rádio OABRJ.

Pela primeira vez a OAB será parceira na construção desse sistema. Eles já nos disseram, 'nós precisamos da OAB/RJ'
Ana Amélia Menna Barreto
presidente da Comissão de Direito e TI
O novo sistema não será obrigatório e vai funcionar, simultaneamente, com os meios físicos de peticionamento.

A OAB/RJ comemorou a forma cautelosa como a Justiça Federal está implementando seu processo eletrônico, o que deve evitar os inúmeros problemas que ocorrem, por exemplo, com o PJe na Justiça do Trabalho. "Pela primeira vez a OAB a será parceira da construção desse sistema. Eles já nos disseram, 'nós precisamos da OAB/RJ'", comentou Ana Amelia, que participou de reuniões e treinamentos  do PJe-JF.

Em relação à parte operacional, Ana Amelia destaca que o PJe-JF, embora adaptado ao fluxo processal da Justiça Federal, guarda semelhanças com o PJe-JT, de forma que o advogado já acostumado com o sistema da Justiça do Trabalho não encontrará problemas para peticionar na esfera federal.