06/06/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Justiça do Rio dará atenção especial a processos de paramilitares

Justiça do Rio dará atenção especial a processos de paramilitares

 

 

Do Jornal do Brasil

 

06/06/2008 - O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, José Murta Ribeiro, comprometeu-se a dar tratamento especial a processos que envolvam acusações de formação de milícia, dentro das varas criminais do Estado. A mensagem foi dada pelo presidente da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados, Raul Jungmann (PPS-PE), depois de reunião, na sede do Tribunal, com o desembargador Murta e o secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame.

 

O deputado anunciou também que irá desarquivar hoje o projeto de lei 6491, de 1996, que prevê prisão para a formação de milícia. Engavetado desde o fim da CPI dos Grupos de Extermínio, de 2006, o projeto menciona a expressão "milícia" pela primeira vez.

 

"Vou fazer o projeto de lei ser aprovado em 15 dias na Comissão de Segurança, da qual sou presidente", prometeu Jungmann, que calcula, na melhor das hipóteses, que o projeto de lei seja aprovado na Câmara em agosto, em uma brecha na pauta de votações.

 

O objetivo da reunião foi, em primeiro lugar, propor ao presidente do Tribunal de Justiça a criação de varas especializadas no combate ao crime organizado. Durante o encontro, no entanto, Murta argumentou que, antes de criar a vara especializada, é necessário que haja uma lei que especifique o que é crime organizado. No Senado, já foi aprovado um projeto de lei da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que trata sobre o crime organizado. Basta agora ser aprovado pela Câmara.

 

"A Justiça trata hoje da mesma forma quem rouba um pedaço de pizza e um líder do Comando Vermelho. Precisamos de um caminho rápido para que tais criminosos sejam identificados, julgados e punidos", reivindica Jungmann.

 

Sem a lei, ficou acertado um meio termo. Murta prometeu que, administrativamente, o titular de cada vara criminal vai dar dedicação especial para os processos que envolvam milicianos, tal qual já ocorre em outros três casos que envolvem criminosos de alta periculosidade.

Abrir WhatsApp