23/05/2012 - 17:38

Justiça do Trabalho capacita advogados para PJe

site do TRT e redação da Tribuna do Advogado

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou, nesta terça-feira, dia 22, curso de capacitação para advogado das regiões da Justiça do Trabalho que implantarão o sistema de Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho (PJe) nos meses de maio a julho. O curso foi ministrado pelo juiz auxiliar da presidência do CSJT, Alexandre Azevedo.

Pelo Rio de Janeiro, participaram os advogados Sérgio Souza, presidente da Subseção da OAB/Três Rios; Ana Amélia Menna Barreto, presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB/RJ; Sebastião Ferreira, de Três Rios; e Luis França, assessor e coordenador de Certificação Digital da OAB/RJ.

____________________
Alunos foram orientados a estimular a certificação digital entre os colegas de cada seccional
Representantes da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e advogados da OAB/Goiás, Bahia, Distrito Federal, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Alagoas também marcaram presença.

José Ricardo Cavalcante de Albuquerque, da OAB do Paraná, considerou ser muito importante participar do evento, já que a seccional de seu estado pretende fazer atendimento individualizado sobre o PJe-JT. "Aprender a operar o processo eletrônico e poder replicar entre os colegas é também uma forma de diminuir a demanda de questões e dúvidas que podem chegar até à Justiça do Trabalho. Podemos encurtar este caminho", afirmou.

Para Roberto Mariano de Oliveira Soares, da OAB do Distrito Federal, a resistência à tecnologia ainda é uma realidade entre alguns advogados, e o PJe-JT inaugura uma nova era na Justiça do Trabalho. "Estar capacitado é fundamental, até porque se não estivermos, seremos naturalmente excluídos do processo. Entender o PJe-JT e difundir o aprendizado entre os colegas é uma questão de sobrevivência", avaliou.

Ao final do curso, os advogados foram orientados a incentivar a obtenção do certificado digital entre os colegas de cada seccional, ferramenta indispensável para que a categoria acesse o PJe-JT.