19/04/2024 - 22:27 | última atualização em 25/04/2024 - 13:11

Legal G20: presidentes de subseção assistem ao encerramento das atividades de instalação do fórum jurídico no Rio

Biah Santiago

A OAB Nacional promoveu, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, uma cerimônia de encerramento das atividades de instalação do Legal G20, nesta sexta-feira, dia 19. O presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, e o da OABRJ, Luciano Bandeira, estiveram presentes, bem como dirigentes de subseção, que estão concentrados no Rio desde quinta-feira, dia 18, para o VII Colégio de Presidentes do triênio 2022/2024.

Assista aqui à solenidade.

Luciano saudou o interesse das lideranças da advocacia fluminense em torno das discussões políticas que interessam ao sistema de justiça transnacional e da construção de novos paradigmas para o avanço civilizatório, pautas exploradas pelo Legal G20.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, proferiu uma palestra, na qual ressaltou o protagonismo do Brasil - que hoje ocupa a presidência do G20 - no debate sobre uma regulação mais democrática da internet.

“Não teremos uma saída segura sem que o tema seja tratado do ponto da governança global, e este fórum tem um papel fundamental para que a discussão possa ser levada para outros países que integram o G20”, disse Barroso. “Desejamos, no final das contas, que a internet cumpra suas promessas inaugurais: tornar-se efetivamente uma rede global, democrática e que fomente o intercâmbio de ideias, produtos e serviços de maneira livre, segura e eficaz”.

Parte da Diretoria da OABRJ (a vice-presidente, Ana Tereza Basilio, a secretária-adjunta, Mônica Alexandre Santos, e o tesoureiro, Fábio Nogueira) e membros vitalícios do Conselho Federal também participaram, bem como o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Outros quadros da Ordem foram: o tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos; a medalhista Ruy Barbosa, Cléa Carpi; o presidente da OAB/Ceará, Erinaldo Dantas; e a da seccional baiana, Daniela Borges; o advogado-geral da União, Jorge Messias; o membro honorário vitalício do Conselho Federal e presidente do Comitê Executivo de implementação do Legal G20, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, bem como seus membros Bruno Barata, Greice Stocker, Luciana Vilela e Michele Ramalho.