07/05/2019 - 17:59 | última atualização em 09/05/2019 - 15:52

Lei que moderniza tratamento de dados pessoais pauta evento da Comissão de Direito Civil

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Luciana Botelho  |   Clique para ampliar

Clara Passi
A Comissão de Direito Civil da OAB/RJ abordou, num evento realizado na segunda-feira, dia 6, na Seccional, as formas como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/18) vem impactando a gestão das informações pessoais dos cidadãos pelas empresas de todos os setores, na medida em que o país passou a adotar um sistema baseado no da União Europeia, com normas mais rígidas em relação à privacidade.

A forma como a legislação mais moderna influenciou o trabalho do advogado foi a tônica do encontro, cujo cerne foi a palestra do professor Danilo Doneda. As professoras Caitlin Mulholand e Lívia Leal foram debatedoras. Os anfitriões foram o presidente da comissão, Gustavo Tepedino, e o secretário-geral, João Quinelato.

“Algumas das empresas mais valiosas do mundo hoje têm dados pessoais como insumo, como ativo principal”, afirmou Doneda.