15/04/2019 - 13:48

COMPARTILHE

Leia a Tribuna Digital desta semana

TRIBUNA DIGITAL

redação da Tribuna do Advogado

Veja o boletim eletrônico com as principais notícias da última semana divulgadas no Portal da OAB/RJ.
 
 

OAB/RJ e Caarj recebem doações para atingidos pela chuva

A OAB/RJ, em parceria com Caarj e Ação da Cidadania, tem recolhido desde a última quarta-feira, dia 10, donativos para os atingidos pelas chuvas que assolaram o Rio de Janeiro no início desta semana. As entidades estão recebendo em suas sedes doações de  colchonetes, água mineral, produtos da cesta básica e de limpeza. O presidente da Seccional, Luciano Bandeira, determinou a realização da campanha após a Defesa Civil solicitar, via Ordem, a ajuda da advocacia. A OAB/RJ e a Caarj ficam, respectivamente, nos números 150 e 210 da Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio. O Armazém da Ação da Cidadania, na Avenida Barão de Tefé, 75, na Gamboa. Também funcionam como ponto de coleta a Casa de Prerrogativas, localizada na Rua da Assembleia, 10, 11º andar, e a Casa do Advogado, na Rua do Rezende, 26.
Leia mais
 
 
 

Ordem expande pontos de recolhimento das doações para a campanha Porte de Livros

Leia mais
 

Ordem requer delegadas no plantão das Delegacias de Atendimento à Mulher

Em conjunto com a Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), a Diretoria de Mulheres e a Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) – ambas da OAB/RJ - elaboraram um ofício no qual requerem uma delegada especializada no atendimento à mulher para atuar nos horários de plantão. O documento foi endereçado à Juliana Emerique, diretora da Coordenadoria Geral das Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs) da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Atualmente, as DEAMs do estado do Rio de Janeiro não tem uma delegada à disposição para atuar durante os horários de funcionamento do plantão, que englobam o período da noite e os fins de semana. Para reivindicar uma resolução, o ofício aponta que nesses intervalos mulheres vítimas de violência doméstica “são atendidas por policiais que não são especializados na área, e que muitas vezes oferecem um atendimento não adequado às vítimas”.
Leia mais
 
 

TJ autoriza reembolso de cirurgia de transgenitalização pelo plano de saúde

Em decisão inédita no Estado do Rio de Janeiro, a 24ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, dar provimento a  recurso que pedia ao plano de saúde o reembolso das despesas de uma cirurgia de transgenitalização – ou seja, a cirurgia de adequação sexual realizada em pessoas com identidade de gênero diferente do corpo com que nasceram. A decisão condenou, ainda, o plano de saúde a pagar danos morais à segurada que, ao realizar o pedido de cobertura para sua cirurgia, foi humilhada por um funcionário. O processo teve como representante a presidente da Comissão de Diversidade Sexual do Conselho Federal, Raquel Castro, que esteve à frente da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB/RJ desde sua criação até o fim da última gestão. Para ela, há esperança de que haja uma tendência por decisões no mesmo sentido: “Se o poder público paga por essa cirurgia por que o plano de saúde não vai pagar?”, questiona.
Leia mais
 

Inscrições para cursos de extensão em Direito na Universidade de Coimbra vão até dia 30

Leia mais
 
 
Abrir WhatsApp