21/11/2019 - 19:33 | última atualização em 21/11/2019 - 19:51

COMPARTILHE

LGPD: OABRJ firma convênio com curso preparatório para certificações Exin e IAPP

Jornalismo da OABRJ

A proximidade da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD - Lei nº 13.709/2018), em agosto de 2020, traz consigo uma preocupação de muitos colegas: sua atualização para a nova legislação. Principalmente porque o texto, tomado como um marco na proteção de dados, transita entre as áreas do Direito, da gestão de riscos e da segurança da informação.

Pensando nisso, a OABRJ, por meio de sua Diretoria de Inclusão Digital e Inovação, firmou um convênio que facilitará o acesso da advocacia fluminense ao curso de formação Antebellum, homologado pelo IAPP Information Privacy Professional e pelo EXIN certified Privacy Data Protection Foundation, certificações internacionalmente reconhecidas na área de segurança cibernética.

Com a parceria, os cursos de formação oferecidos pela Antebellum para os dois certificados serão trazidos para mais perto dos cariocas – as aulas até agora só estavam disponíveis em São Paulo. Eles serão ministrados na Escola de Inclusão Digital da OABRJ, que fica na Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle. Além disso,o preço será diferenciado.

“Como a LGPD não é uma lei efetivamente jurídica, tem nuances de tecnologia, o mercado tem pedido essas certificações internacionais”, explica a diretora de Inclusão Digital e Inovação, Maria Luciana Pereira de Souza, contando que após membros do grupo realizarem a formação em São Paulo foi estabelecido um diálogo para trazer o curso para o Rio, de forma facilitada para os colegas acessarem.

“Não é um curso de pós-graduação. É um curso que verifica, entre outras coisas, o grau de conhecimento do profissional para trabalhar com a LGPD. Após as aulas preparatórias, o colega faz a prova para uma das certificações”, observa.

Primeira turma em dezembro

A primeira turma será preparatória para a certificação Exin Privacy & Data Protection, Foundation & Practioner e será realizada dos dias 2 a 5 de dezembro, de 9h às 18h, na Escola de Inclusão Digital. Mais informações e inscrições no site da Antebellum.

Segundo Maria Luciana, para o início do ano já está sendo programada uma turma preparatória para o IAPP Information Privacy Professional.

Abrir WhatsApp