22/08/2022 - 18:41 | última atualização em 25/08/2022 - 17:14

Liberadas após mudanças no Estatuto da Advocacia, inscrições especiais na OAB aguardam regulamentação para serem implementadas

Conselho Federal insta seccionais a suspenderem pedidos enquanto a matéria é analisada

Felipe Benjamin

Assinado no início de junho pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, o Ofício-Circular 008/2022 determinou a suspensão dos pedidos de inscrição de solicitantes que ocupem cargos ou funções vinculadas direta ou indiretamente à atividade policial de qualquer natureza. A regra também se aplica para militares da ativa, o que inclui, por exemplo, bombeiros, guardas civis, agentes penitenciários e outros profissionais da área da segurança pública, bem como os que detenham poder de polícia administrativa.

O ofício-circular assinado por Simonetti insta os presidentes de todas as seccionais do país a suspenderem todos os pedidos de inscrição especial até que seja concluída a análise da matéria e a OAB Nacional regulamente a inscrição especial via provimento, ainda sem data para ser apreciado.

O sobrestamento vale tanto para inscrições de advogados quanto de estagiários. Uma vez regulamentada a inscrição especial, os candidatos bacharéis, naturalmente, precisarão realizar e ser aprovados no Exame de Ordem para dar entrada na entidade.