20/09/2019 - 09:56 | última atualização em 20/09/2019 - 12:43

COMPARTILHE

Lista: Dez séries no streaming sobre Direito que todo advogado precisa ver

Clara Passi

Os bastidores eletrizantes de um processo judicial e o cotidiano da advocacia sempre serviram de matéria-prima para a ficção. A filmografia é farta e passa por clássicos como “O sol é para todos” (Harper Lee, 1962) ou “Doze homens e uma sentença” (Sidney Lumet, 1957), tão necessários a um aspirante a bacharel quanto o “Vade Mecum”. A chegada do streaming facilitou o acesso também a séries sobre o universo do Direito. Abaixo, uma lista de dez produções para afrouxar o nó da gravata e ‘maratonar’ no fim de semana. Algumas estão indicadas ao Emmy 2019, cuja cerimônia de premiação será neste domingo, dia 22.

 

1) Olhos que condenam (EUA, 2019) 


Onde: Netflix 

Como: Minissérie com quatro episódios de cerca de 1h de duração e um especial com Oprah Winfrey.

Por que assistir: Sucesso de público e crítica, que a descreveu como um soco no estômago, “Olhos que condenam” tornou-se a série mais assistida da Netflix desde que estreou em 31 de maio. Foi indicada ao Emmy em três categorias, entre elas a de Melhor Série Limitada. A minissérie de Ava DuVernay (de "Selma: Uma Luta Pela Igualdade") reconta a história real de cinco adolescentes (quatro negros e um latino) acusados e presos injustamente pelo estupro de uma mulher no Central Park, em Nova York, em 1989. Vale assistir também ao especial com Oprah Winfrey, em que a apresentadora recebe o elenco e os cinco homens, que ficaram conhecidos como “Os Cinco do Central Park”.

 2) Suits (EUA, 2011)


Onde: Netflix

Como: Oito temporadas com episódios de cerca de 40 minutos de duração. A nona e última chegará ao serviço de streaming em 23 de outubro.

Por que assistir: Mike Ross (Patrick J. Adams) é um jovem talentoso dotado de memória fotográfica que, mesmo sem ter terminado a faculdade de Direito, acaba arranjando um emprego com um dos melhores advogados de Nova York (Gabriel Macht). O legal é assistir à dinâmica entre o figurão e o iniciante. Vale prestar atenção na presença da Duquesa de Sussex, Meghan Markle, no elenco fixo.

 3) How to get away with murder (EUA, 2014)

 

Onde: Netflix 

Como: Cinco temporadas com episódios de cerca de 40 minutos de duração. A sexta e última estreia na TV dos EUA na quinta-feira, dia 26. Ainda não há previsão de chegada dos últimos episódios ao streaming.  

Por que assistir: Todo ano, a advogada de defesa criminal e professora de Direito Annalise Keating (Viola Davis) seleciona um grupo de estudantes para trabalhar em seu escritório. Sob a tutela dos sócios de Keating, os alunos se envolvem na investigação de um assassinato que mudará para sempre suas vidas. Com ritmo frenético e edição clipada, a série vale pelos personagens cativantes e pela atuação de Viola Davis, que fez história ao ser a primeira mulher negra ao receber um Oscar, um Emmy e um Tony.  

4) Better Call Saul (EUA, 2015)

   

Onde: Netflix 

Como: Quatro temporadas, com episódios de cerca de 50 minutos de duração. 

Por que assistir: Spin-off de “Breaking Bad” (ou seja, derivada), a série está indicada ao Emmy em várias categorias, entre elas a de Melhor Série de Drama e de Ator em Série de Drama (Bob Odenkirk). É ambientada seis anos antes de Saul Goodman (Odenkirk) conhecer Walter White, protagonista de “Breaking Bad”. À época, Goodman ainda é Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas medíocre, que se esforça para acertar sua vida financeira. O desenrolar dos episódios mostra a transformação de Jimmy no homem que coloca criminosos “dentro da lei".

  5) American Crime Story (EUA, 2016)

  

Onde: Netflix 

Como: Uma temporada independente, com episódios de 41 minutos a 1h06m de duração.

Por que assistir: Produzida por Ryan Murphy (de “Glee”, “American horror story”), em parceria com Scott Alexander e Larry Karazenwski, a série antológica tem temporadas apresentadas como uma minissérie autônoma. A primeira temporada apresenta os bastidores do julgamento do astro do futebol americano O.J. Simpson, em 1995. David Schwimmer, o eterno Ross Geller de “Friends”, interpreta o advogado Robert Kardashian, que defende o amigo da acusação de homicídio. Cuba Gooding Jr. interpreta o protagonista. A produção conquistou diversos prêmios, incluindo nove Emmy Awards e dois Globo de Ouro.  

6) Making a Murderer (2015)

  

Onde: Netflix 

Como: Duas temporadas, com episódios de cerca de 1h de duração. 

Por que assistir: Série documental cheia de reviravoltas sobre Steven Avery, dono de um ferro velho do interior dos Estados Unidos, e de seu sobrinho Brendan Dassey, condenados pelo assassinato da fotógrafa Teresa Hallbach, em 2007, apesar de negarem as acusações. Fruto de dez anos de pesquisa, a produção enseja reflexões sobre a necessidade de reforma do sistema judiciário, a influência do dinheiro e a fragilidade da presunção de inocência.   

7) Damages (2007)

  

Onde: Amazon Prime e Globoplay 

Como: Na Amazon, há cinco temporadas, com episódios de cerca de 50 minutos de duração. Na Globoplay há quatro. 

Por que assistir: O foco é a atuação de Glenn Close, atriz que mais foi indicada ao Oscar na história, como a poderosa e inescrupulosa advogada Patty Hewes. Pelo papel, Close arrematou dois Emmy e um Globo de Ouro.   

8) Justiça (2016)

   

Onde: Globoplay 

Como: Uma temporada única, com episódios de cerca de 1h de duração. 

Por que assistir: Aplaudida pela crítica, “Justiça” é uma produção nacional exibida pela TV Globo em 2016 e indicada ao Emmy Internacional daquele ano na categoria de Melhor Série Dramática. Adriana Esteves concorreu ao prêmio de Melhor Atriz. Ambientada no Recife, a história acompanha personagens que buscam justiça e cujas vidas acabam se entrelaçando.

9) The Good Wife (2009)

  

Onde: Netflix 

Como: Sete temporadas com episódios de cerca de 40 minutos.

Por que assistir: A série mostra o arco de Alicia Florrick (Julianna Margulies), antes mulher decorativa de um político que caiu em desgraça, que é forçada a se reeducar nos âmbitos profissional e pessoal e a retomar sua carreira jurídica para sustentar a família. Roteiro irônico, personagens complexos e abordagem de questões como aborto, armas, casamento gay e vigilância do governo, fazem as horas do espectador voar. Margulies recebeu seis indicações ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática pelo papel da protagonista e, em 2010, levou o prêmio.  

10) Inacreditável (2019)

   

Onde: Netflix 

Como: Minissérie com oito episódios de cerca de 45 minutos.

Por que assistir: Baseada numa história real relatada por jornalistas num livro vencedor do Prêmio Pullitzer, a série mostra fragilidades de investigações de casos de abusos sexuais, um tema atualíssimo. É centrada na história da jovem Marie Adler (Kaitlyn Never), que viveu um calvário para denunciar um estupro.

Abrir WhatsApp