16/04/2021 - 10:56 | última atualização em 20/04/2021 - 11:47

Luciano Bandeira vai ao TJRJ para tratar de problemas do processo digital

Encontro do presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 15

O presidente da Seccional, Luciano Bandeira, reuniu-se no fim da tarde desta quinta-feira, dia 15, com o presidente do Tribunal de Justiça (TJRJ), desembargador Henrique Figueira, para tratar de questões ligadas à tecnologia na Justiça estadual.

Durante o encontro foram abordados o recém-implantado Balcão Virtual e questões ligadas ao sistema de processo eletrônico do tribunal, que vem sendo alvo de constantes queixas da advocacia.

"Neste momento de transição para o PJe, seguiremos acompanhando de perto e apontando as dificuldades experimentadas pelos colegas a fim de contribuir para uma solução por parte do tribunal", afirmou Luciano.

Na reunião, Luciano entregou um ofício ao presidente da corte pontuando as principais queixas apresentadas pela advocacia pelo novo canal de comunicação com a Diretoria de Inclusão Digital e Inovação da OABRJ. Entre elas, o longo tempo de espera para a solução dos chamados abertos; a falta de comunicação com a Ordem sobre as instabilidades e as novidades do sistema; a necessidade de criação de um ambiente de homologação para que a OAB consiga realizar treinamentos com a advocacia; e a designação, por parte do TJRJ, de uma equipe exclusiva para tratar junto à Ordem e aos advogados sobre o funcionamento do sistema eletrônico.

Após a conversa com o desembargador Henrique Figueira, o presidente da Ordem disse confiar na boa vontade do tribunal para a resolução dos problemas existentes e o aprimoramento do sistema. "É fundamental que advogados e advogadas continuem a indicar as falhas. A Ordem quer fazer parte da solução apresentando à corte os pontos mais sensíveis do sistema".

OABRJ pede que colegas registrem por email problemas técnicos do TJRJ

A OABRJ, por meio da sua Diretoria de Inclusão Digital e Inovação, está recebendo no endereço de email:  [email protected] registros enviados pela advocacia dos problemas técnicos apresentados pelo processo eletrônico do Tribunal de Justiça. Quanto mais detalhada for a queixa, mais subsídio a diretoria terá para atuar junto à corte. Uma compilação das dificuldades apresentadas pela classe está sendo reportada periodicamente à Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados do TJRJ. A resolução é então acompanhada pela OABRJ em 24, 36 e 48 horas.

O email precisa informar:

• Nome e telefone de contato do advogado;

• Descrição detalhada do problema;

• Prints e vídeos que comprovam o problema apresentado pelo processo eletrônico do TJRJ: quanto mais provas, mais chances de o problema ser resolvido.

Atenção:

• O email ([email protected] ) não se presta a receber comunicação de qualquer outro problema envolvendo o TJRJ.

• As mensagens enviadas pela classe para este email não serão remetidas diretamente ao tribunal. Os destinatários são membros da equipe da OABRJ que está a postos para verificar o que poderá ser solucionado ajustando as configurações dos equipamentos dos colegas e o que deverá ser levado ao conhecimento do tribunal.

• Não se trata de um canal oficial da corte. Os destinatários são membros da OABRJ, ou seja, não serão considerados pedidos de conferência de peticionamento, por exemplo.

• Caso o colega já tenha acionado o Tribunal de Justiça, torna-se necessário incluir o número do atendimento e/ou do processo SEI.