23/01/2009 - 16:06

Mais 173 bafômetros vão fiscalizar Lei Seca

Do jornal O Globo

23/01/2009 - O pequeno número de bafômetros disponíveis para blitzes no Rio - até agora eram apenas 20 em todo o estado - já não é mais desculpa para a Lei Seca não pegar. Com o objetivo de reforçar a fiscalização, o governo do estado adquiriu 173 aparelhos. A maioria (118) foi entregue à Polícia Militar. A Secretaria estadual de Governo recebeu 35 aparelhos e outros 20 foram cedidos à prefeitura para uso nas operações Choque de Ordem da Secretaria municipal de Ordem Pública, que serão intensificadas no carnaval.

"A doação vem na hora certa, num período próximo ao carnaval, em que costuma aumentar o número de acidentes em virtude da bebida associada à direção. Vamos intensificar nossas fiscalizações e ter uma ação preventiva quanto aos acidentes", disse o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem.

Os novos aparelhos têm condições de fazer o teste mesmo numa pessoa morta.

"Caso o motorista tenha falecido num acidente, pode-se saber se ele estava ou não embriagado", explicou Renato Colombo, assistente comercial da Ribco do Brasil, fornecedora dos aparelhos.

Esses equipamentos fazem testes com mais rapidez, passando dos antigos 10 a 15 minutos para menos de dois minutos.

Eles não confundem diabéticos com pessoas alcoolizadas, como podia acontecer com os outros.

Os bafômetros entregues ontem podem emitir recibo no caso de o motorista se recusar a fazer o teste. A empresa também tenta desenvolver um equipamento que identifique se o motorista está dirigindo sob efeito de entorpecentes. Cada aparelho custa R$ 7.800.