06/03/2008 - 16:06

MEC vai investigar universidade que aprovou aluno de 8 anos

Do Globo Online

06/03/2008 - O ministro da Educação, Fernando Haddad, determinou hoje (06) a abertura de investigação sobre o vestibular da Universidade Paulista (Unip) de Goiânia, que aprovou um menino de 8 anos para o curso de direito. João Victor Portelinha de Oliveira cursa a quinta série do Ensino Fundamental e passou no processo agendado de seleção, que inclui redação e prova de conhecimentos gerais. Haddad classificou a aprovação do menino de preocupante e informou que o secretário de Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota, vai avaliar o teste aplicado pela Unip.

"Li a notícia com muita preocupação. Vamos requisitar o material do vestibular para verificar se os critérios são compatíveis com a excelência de ensino", afirmou o ministro, antes de dar posse aos integrantes da comissão de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Haddad prometeu aumentar a pressão sobre as faculdades de direito com nível insatisfatório de ensino. Ele lembrou que o MEC já fechou, nos últimos meses, 6 mil vagas em cursos reprovados no Enade, exame que testa a qualidade das faculdades públicas e privadas. O ministro promete ampliar esse número, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil.

"Todos os cursos de direito estão sob supervisão nesse momento. Já fechamos 6 mil vagas de instituições em situação crítica e queremos chegar a 14 ou 15 mil. No passado, se entendia que o mercado regularia o setor. Nosso entendimento é que o Estado precisa avaliá-lo e regulá-lo", disse Haddad.

Na quarta-feira, a Unip informou que João Victor teria prestado concurso como "treineiro", mas admitiu que o sistema de seleção aprovou o menino e chegou a gerar um boleto de matrícula em seu nome. A seção goiana da OAB cobrou providências do MEC e divulgou nota em que critica a "mercantilização do ensino jurídico" no país.