06/03/2008 - 16:06

Menino de 8 anos passa no vestibular para direito

Do jornal O Globo

06/03/2008 - Um garoto de 8 anos de idade foi aprovado no vestibular para o curso de direito da Universidade Paulista (Unip) em Goiânia. João Víctor Portelinha de Oliveira, que estaria na 5asérie do ensino fundamental, participou de processo de seleção agendado da instituição. A Unip divulgou nota afirmando que o garoto prestou o vestibular na qualidade de "treineiro", ou seja, apenas para testar se tinha condições de aprovação. O diretor geral da Unip, João Augusto Nasser, admitiu, no entanto, que o sistema de seleção aprovou o garoto e chegou a gerar um boleto de matrícula.

Ainda segundo o diretor, o pai do garoto pagou a taxa de matrícula, mas a Unip garante que ele não fará o curso. Para isso, teria que ter o certificado de conclusão do ensino médio: "É um treineiro que fez prova e foi avaliado como treineiro".

No processo de seleção agendado, o candidato faz prova em computador e escreve uma redação.

Segundo o site G1, o menino disse que foi fácil a redação, que tratava de uma reportagem publicada pela imprensa. A universidade diz que vai devolver o dinheiro da matrícula. "De acordo com as normas acadêmicas da Unip, o estudante João Victor Portelinha de Oliveira participou do processo seletivo na condição de "treineiro", numa prática adotada por várias universidades públicas e privadas".

A Ordem do Advogados do Brasil em Goiânia criticou o fato em nota. "A Ordem dos Advogados do Brasil Seção de Goiás considera preocupante a informação de que uma criança de apenas oito anos passou no vestibular da Faculdade Unip para o curso de direito. O fato materializa o alerta que a OAB-GO vem fazendo há tempos sobre a mercantilização do ensino jurídico, que não está sendo tratada pelas autoridades com a devida urgência que requer".