09/03/2022 - 20:00 | última atualização em 09/03/2022 - 21:41

No mês das mulheres, Ana Tereza Basilio, vice-presidente da OABRJ, debate paridade no sistema da Ordem

Jornalismo OABRJ

Vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio tem realizado uma série de encontros para tratar da paridade dentro no sistema OAB e dos desafios das novas lideranças femininas da Ordem. A pauta, que ganha ainda mais destaque neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, é também celebrada pela Campanha de Valorização da Mulher Advogada, encapada pela OABRJ e pela Caarj.

De acordo com Basilio, o próposito dos encontros é divulgar o trabalho de mulheres que atuam na OAB. Nesta quarta-feira, dia 9, a conversa foi com a vice-presidente da Seccional do Rio Grande do Norte, Lidiana Dias. Na live, realizada pelo instagram da @anaterezapbasilio, as duas falaram sobre como é ser mulher em uma profissão ainda tão dominada por homens, mesmo que essa dominação não se traduza mais nos números. Só na Seccional do Rio de Janeiro, por exemplo, as mulheres já representam mais de 51% dos inscritos.

"Mesmo com a paridade ainda estamos em um processo evolutivo. É importante que nós tenhamos a oportunidade de dialogar para buscar soluções. A paridade é uma garantia normativa, que por si só não assegura a efetiva atuação de mulheres na instituição. Nossa profissão ainda é muito machista. Os advogados da iniciativa privada ainda são melhores remunerados e a maior parte da gestão de grandes escritórios é feita por homens. No próprio sistema OAB ainda temos muito a evoluir. A paridade é importante porque embute em todos a missão de oportunizar e garantir a participação das mulheres na Ordem", destaca Dias.

De acordo com Basilio, pesquisas divulgadas em alusão ao Dia Internacional das Mulheres revelam que empresas com paridade são melhores nos quesitos eficiência e resultado. "Além de democrática, a paridade se mostra muito útil para todos", afirma a vice-presidente da Seccional fluminense.

Outros temas tratados no encontro foram a falta de juízes e servidores, comum aos dois estados, e a importância das prerrogativas. "Muita gente ainda confunde prerrogativa com privilégio, e isso é muito grave. Não há magistrado ou delegado que não tenha receio de receber uma crítica da OAB. Nossa instituição é muito forte. E ela é forte porque é feita de mulheres e homens comprometidos com a defesa da nossa classe", assinalou Basilio.

Ainda em março, Ana Tereza Basilio conversará com as presidentes eleitas nas subseções do Sul Fluminense, encontro que acontecerá no dia 11; da Região dos Lagos, dia 17; da Capital, dia 25; e com as eleitas na Baixada e Região Metropolitana, no dia 29. A secretária-geral da OAB:Petrópolis, Adriana Paixão, tem encontro marcado com Basílio no dia 13 de abril. Todas as lives acontecem às 19h, pelo instagram da vice-presidente da OABRJ.