10/01/2009 - 16:06

Milicianos tentam intimidar juiz

Do jornal O Globo

10/01/2009 - O juiz que deverá receber a atribuição de presidir o processo contra os milicianos da autodenominada Liga da Justiça foi ameaçado em Campo Grande.

Quando estava em seu carro, um veículo emparelhou ao lado dele, e os ocupantes exibiram armas. O episódio aconteceu dias após a fuga do ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, da penitenciária de segurança máxima Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), em outubro passado.

O episódio foi relatado pelo juiz à Diretoria Geral de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, que repassou as informações à Secretaria de Segurança Pública. Investigações da Polícia Civil atribuem a Batman a articulação de um plano para a retomada do poder territorial do grupo paramilitar, chefiado pelo ex-deputado estadual Natalino José Guimarães e seu irmão, o ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, ambos encarcerados no presídio federal de Campo Grande (MS).

A ameaça teria como objetivo intimidar o magistrado e evitar a condenação dos integrantes da milícia. O processo contra o bando tramita atualmente no Órgão Especial do TJ, mas, como Natalino renunciou em novembro ao mandato de deputado estadual e, por conseqüência, perdeu o direito ao foro privilegiado, a ação deve ser remetida à primeira instância, em Campo Grande.

O bairro é reduto do grupo paramilitar na Zona Oeste

O temor de represálias a promotores e juízes da região é justificado em documentos dos setores de inteligência das polícias Civil e Federal. A prática de intimidar autoridades, inclusive, foi usada por integrantes da Liga da Justiça, em junho passado, quando uma bomba foi lançada contra a 35ªDP (Campo Grande). Na ocasião, o delegado Marcus Neves estava à frente da unidade, responsável pelas prisões de vários desses paramilitares e pelo enfraquecimento do bando.

A ligação de Batman com o episódio envolvendo o juiz vem sendo analisada pelos setores de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil. Após escapar pela porta da frente de Bangu 8, ele estaria recebendo proteção de PMs da região, inclusive com escolta de patrulhas. A Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) investiga ainda informações de que Batman teria sido visto fardado numa patrulha.

O ex-PM também é apontado como mentor dos assassinatos do sargento bombeiro Carlos Alexandre Cavalcante e do agente penitenciário aposentado Wagner Resende de Miranda, na segunda-feira passada.

A execução do bombeiro, conhecido como Gaguinho, teria sido motivada por vingança.

Ele havia colaborado nas investigações que resultaram na prisão de Natalino. A morte de Wagner estaria relacionada ao desvio de parte do dinheiro relativo à "taxa de segurança" cobrada pela milícia a cooperativas de transporte alternativo na Zona Oeste.