07/05/2009 - 16:06

Ministro anuncia pacote de segurança no futebol

Do jornal O Globo

07/05/2009 - O ministro do Esporte, Orlando Silva, anunciou ontem, no Congresso Técnico do Campeonato Brasileiro, organizado pela CBF, as primeiras medidas a serem adotadas pelo governo federal para adequar a estrutura do futebol nacional à realização da Copa do Mundo de 2014. Segurança, conforto e até mecanismos que possam estimular o financiamento dos clubes estão entre as prioridades, tudo muito parecido com o que aconteceu na Inglaterra após as tragédias de Heysel e Hilsborough, na segunda metade dos anos 80. O ministro, no entanto, negou que esteja a caminho uma "intervenção estatal" no futebol: "O ambiente permite (a ação do governo). Valorizamos a implantação do Estatuto do Torcedor, ele estabilizou regras, além de moralizar. Há mais transferências, aumento de orçamento e outras fontes de receita. O governo tem que colaborar normatizando. É colaboração, não considero intervenção estatal".

Ainda este mês, o ministro acredita que será votado na Câmara dos Deputados o projeto de lei que tipifica como crimes ações de vandalismo praticadas nos estádios de futebol e em seus arredores. O passo seguinte seria votá-lo no Senado e, então, aprová-lo antes do recesso parlamentar de fim de ano para que entre em vigência ainda em 2009. Segundo Orlando Silva, uma das maiores preocupações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz respeito à regularização da venda de ingressos ao torcedor.

Um acordo de cooperação já foi firmado entre os ministérios do Esporte e da Justiça, o Ministério Público, poder judiciário e clubes: "A Caixa Econômica Federal e casas lotéricas em todo o país podem fazer parte".

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, confirmou o início da experiência com assentos marcados em alguns estádios do país neste Brasileiro. O Estádio Roberto Santos (Arena de Pituaçu), em Salvador, pode ser o precursor. Teixeira também deu carta branca à possível volta de Ronaldo Fenômeno à seleção: "Já o chamei de Fofão, e disse que estou feliz pelos gols que vem marcando, só lamento que não tenham sido pelo Flamengo. Agora, quem convoca é o Dunga".

A partir deste Brasileiro, jogadores que tenham atuado em uma única partida não poderão mais se transferir para clubes que disputem a mesma divisão. As transferências internas estão autorizadas até a véspera da 26ª rodada.