23/11/2023 - 14:38 | última atualização em 23/11/2023 - 14:50

A moda é agora: congresso oferece imersão sobre os direitos do universo fashion no cenário carioca

Biah Santiago

Com renomadas figuras e organizações do universo da moda, a comissão que trata da temática dentro da OABRJ organizou o VIII Congresso Internacional de Direito da Moda, na quarta-feira, dia 22, com a proposta de imersão sobre os termos legais para atuar nessa área no Rio de Janeiro. Assista a abertura do evento completa no canal da Ordem no YouTube

“A primeira causa em que exerci a minha função de advogada foi relativa à moda. Entrei com uma ação no Juizado Especial de Botafogo para postular a devolução de um vestido de noiva premiado do designer Carlos Tufvesson”, contou a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, ao relembrar sua relação com a indústria da moda.

“Direito da Moda é, sem dúvidas, a área de maior atratividade para os novos profissionais e de grandes oportunidades, principalmente para aqueles envolvidos na matéria de propriedade intelectual. Isso se deve não só pelo tema em si, mas pela complexidade de relações que são específicas desta esfera jurídica”.

“O Rio é um estado de espírito e exala moda”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Moda e estilista brasileiro especializado em vestidos de festa, Carlos Tufvesson, ao abordar as oportunidades de emprego e a melhora na economia geradas pela moda.

“A moda, infelizmente, ainda é renegada e desconhecida por muitos, o que gera muito preconceito e o pensamento de que é algo fútil. A moda é o cartão de identidade, pois transmite a personalidade de uma pessoa só pela maneira como ela se veste”, considerou Tufvesson.

A presidente da comissão, Deborah Portilho foi a responsável pela gestão do encontro. Também compuseram a mesa a diretora criativa da BlueMan, Sharon Azulay; o presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Gabriel Leonardos; a estilista carioca, Lenny Niemeyer; e o fundador do Bikini Art Museum, Alexander Ruscheinsky; a diretora de Apoio à Advocacia e presidente da Comissão de Direito da Pequena e Média Empresa da OABRJ, Emília Garcez; o presidente da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (Abapi), Alvaro Loureiro; a presidente da Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (AjoRio), Carla Pinheiro; e o assessor da Diretoria-executiva do Senai Cetiqt, Diogo Mello.

“Fashion law é muito mais do que propriedade intelectual. Antigamente, era visto como algo superficial, mas desconheciam toda a dinâmica que estava por trás do Direito da Moda. Nesta área, falamos não só de uma indústria criativa, mas fomentamos vários segmentos da economia, comércio e serviços”, refletiu o presidente da ABPI.

O Bikini Art Museum, localizado na Alemanha, reúne a maior coleção de biquínis do mundo, segundo o fundador, Alexandre Ruscheinsky. Com criações feitas à mão, o museu conta a história desta peça com mais de 400 modelos feitos ao longo de décadas composta por diversas marcas. Alexandre explicou, com a exibição de conteúdo audiovisual, como é imergir pelo mundo da moda e conhecer a trajetória desta peça tão conhecida pelos cariocas.

Para a presidente da AjoRio, Carla Pinheiro, o estado carioca possui o espaço necessário para abrigar a indústria da moda, mas ainda precisa de investimento para voltar a ser um polo, como São Paulo.

“O Rio de Janeiro precisa de eventos como esse no calendário para o processo de resgate como um polo de moda como antes. Temos vários designs, ateliês, e pequenos empreendedores talentosos esperando para ingressarem no mundo da moda”, observou Carla.

Veja a programação completa do evento e o elenco de palestrantes aqui.