09/12/2020 - 22:40 | última atualização em 09/12/2020 - 23:01

Morre José Roberto Ciminelli, ex-presidente da OAB/Vassouras

Eduardo Sarmento

Com enorme pesar, a OABRJ comunica o falecimento, na tarde desta quarta-feira, dia 9, do ex-presidente da Subseção de Vassouras José Roberto Ciminelli. Mais uma vítima da pandemia de Covid-19, Ciminelli tinha 58 anos e estava internado desde 18 de novembro no Hospital de Campanha do Riocentro. A Diretoria da Seccional decretou luto oficial de três dias.

Graduado em Direito no ano de 1997 pela Universidade Santa Úrsula, era, também, gestor público, professor universitário, mestre em Ciências Ambientais e tinha extensa formação na área do Direito.

Com personalidade marcante e muito querido pelos colegas, Ciminelli comandou a OAB/Vassouras por três mandatos, entre 2007 e 2015. À frente da subseção inaugurou uma nova sede, em 2011, e foi anfitrião de um Colégio de Presidentes com foco nas prerrogativas profissionais da advocacia, no segundo semestre de 2012.

A vida de Ciminelli foi marcada pela luta política em Vassouras. Além da destacada atuação na Ordem, foi vereador por duas legislaturas, de 1993 a 2000, e chegou a exercer o cargo de primeiro secretário da Câmara Municipal. Também ocupou posições relevantes na administração pública, tendo sido subprocurador e procurador-adjunto da cidade.

Apaixonado pelo Fluminense e pela Portela, era integrante da ala dos compositores e membro do Conselho Deliberativo da escola de samba.

Ciminelli deixa dois filhos. A Seccional se solidariza com familiares e amigos neste momento.