19/01/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Motta Moraes abre em março eleição de 2010

Motta Moraes abre em março eleição de 2010

 

 

Do Jornal do Commercio

 

19/01/2009 - A partir de março vamos começar a preparar este tribunal para as eleições de 2010, informou o desembargador Alberto Motta Moraes ao ser empossado, nesta sexta-feita, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), após ter sido eleito por aclamação pelos sete membros efetivos da corte. Mota Moraes já ocupava interinamente a presidência desde setembro, concluindo o mandato do desembargador Roberto Wider.

 

Pouco antes da eleição, o desembargador Nametala Machado Jorge foi empossado como membro efetivo do TRE-RJ, para depois ser conduzido à vice-presidência do tribunal. Em seu discurso, Nametala Jorge, que ingressou na magistratura como juiz eleitoral e depois atuou no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), detalhou sua trajetória. "Agora, eis-me, então, investindo novamente no judiciário eleitoral. Isso é algo que me deixa especialmente orgulhoso. Quero prestar um tributo a todos que me apoiaram nessa difícil e longa caminhada", afirmou Nametala Jorge.

 

Motta Moraes afirmou que pretende conduzir as eleições de 2010 com a mesma disciplina que conduziu as eleições municipais do Rio de Janeiro. Em outubro passado, as eleições do Rio foram marcadas pela interferência de facções de traficantes de drogas e das milícias ao processo eleitoral. O recém-empossado presidente, à época, solicitou ao governo federal o auxílio do Exército para que fosse garantida a liberdade de escolha dos eleitores.

 

A corregedora eleitoral fluminense, juíza Jacqueline Montenegro, destacou na solenidade que a eleição estava ocorrendo por aclamação, premiando o desembargador Motta Moraes, que foi empossado às vésperas das eleições, que, todos nós sabemos, foi uma das mais conturbadas da história desse tribunal. Com seu pulso firme, ele garantiu a legitimidade das eleições no Rio de Janeiro.

 

Após a posse, o TRE-RJ homenageou com a medalha de Mérito Eleitoral a juíza Jacqueline Montenegro; o ex-procurador regional eleitoral Rogério Nascimento; o general-de-exército Rui Monarca da Silveira; e o chefe de Estado-Maior da Polícia Militar do Estado do Rio, coronel Antonio Carlos Suarez David, por suas atuações nas eleições municipais de 2008.

Abrir WhatsApp