06/03/2009 - 16:06

MP estadual ameaça impedir abertura de voos regionais no Santos Dumont

Do jornal O Globo

06/03/2009 - O Ministério Público do Estado do Rio entrou ontem na guerra aérea em torno da abertura do Aeroporto Santos Dumont a destinos regionais.

O órgão instaurou inquérito para investigar impactos do aumento dos voos sobre poluição sonora e trânsito de bairros como Centro, Flamengo, Botafogo e Laranjeiras.

Trata-se de mais um capítulo da batalha iniciada na terça-feira, quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender uma portaria que limitava as operações do terminal ao eixo Rio-São Paulo.

"Se houver prejuízo para população e meio ambiente vamos recorrer à Justiça", afirmou o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes.

O Santos Dumont funciona há um ano sem licença ambiental de instalação e operação. Para operar sem as licenças, a extinta Feema (hoje Instituto Estadual do Ambiente, Inea) concedeu uma autorização de pré-operação, mas ela também venceu há seis meses, segundo a Secretaria do Ambiente. Ontem, o Inea fez uma vistoria no aeroporto.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, voltou a criticar a abertura do terminal. Ele disse que a Anac deveria considerar a opinião dele e do governador Sérgio Cabral, contrários à medida por temerem o esvaziamento do Galeão.

Só que os usuários pensam diferente.

Ontem, no Galeão, o gerente de vendas Wellington Santos, que viaja três vezes por mês a negócios, comemorou o possível aumento de voos: " A localização do Santos Dumont, no Centro, traz facilidade de locomoção. Viajo bastante para Brasília e Belo Horizonte. Seria muito bom ter esses destinos por lá".

O empresário Márcio Engers disse que o maior benefício seria a queda de preços. Já o consultor André Maxnuk apontou o tempo e o custo do deslocamento para o Galeão como problemas. Ontem, a Anac e as aéreas já debateram no Rio a distribuição dos novos slots (autorizações de pouso e decolagem) do terminal.

A Anac sugeriu sortear a ordem que as empresa escolherão seus slots, dentro dos 23 disponíveis.

O presidente da Infraero, brigadeiro Cleonilson Nicácio, garantiu que a reabertura está mantida.

Ele disse que o Galeão não será esvaziado e que "pessoas sensatas" estão planejando a mudança.

Ontem, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, reprovou a abertura de voos regionais no aeroporto de Pampulha, em estudo pela Anac.