21/10/2008 - 16:06

MP pede para STF anular concurso para juiz no Rio

Do jornal O Globo

21/10/2008 - O Ministério Público estadual entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação do concurso público para o cargo de juiz do Tribunal de Justiça do Rio, realizado em 2006. Na ação, o MP alega que a seleção está comprometida por irregularidades supostamente ocorridas durante a fase das provas.

A denúncia diz que um dos membros da banca examinadora, da Ordem dos Advogados do Brasil, teria constatado que as respostas de sete candidatos coincidiam com o gabarito da prova.

Segundo o MP, dos 24 aprovados, sete são parentes de juízes.

Diz ainda que os candidatos teriam usado um código combinado com membros da banca examinadora.

"Todos usaram corretivo em suas provas, (...) o uso do corretivo era dispensável", relata. A ação pede que quem já tomou posse seja afastado e devolva os valores recebidos.