23/02/2024 - 18:02 | última atualização em 02/04/2024 - 15:58

Nova Diretoria da Abracrim-RJ toma posse na OABRJ

Parceria entre as instituições representativas da advocacia foi destacada durante o evento

Felipe Benjamin

Em evento promovido pela Comissão Especial de Assuntos Tributários da OABRJ, a nova diretoria estadual da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas  (Abracrim-RJ) tomou posse, na sede da Seccional, na manhã de sexta-feira, 23. A cerimônia teve a participação de representantes da Seccional e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), além de uma palestra do fundador da associação, Juarez Cirino dos Santos.

"Hoje, esse é o lugar mais seguro do país, com esse plenário repleto de brilhantes criminalistas", afirmou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio.

"Queria saudar, em nome do presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, o querido Francisco Cordeiro e desejar a ele uma excelente gestão e um excelente mandato. Vivemos uma série de crises institucionais, com violações ao devido processo legal e ao direito de defesa. Há uma grande politização do Direito Penal, e precisamos lembrar que o direito de defesa é absoluto e é para todos. Esse é um momento em que os criminalistas precisam de muita união e tenho certeza de que, com o apoio integral da OABRJ, a bandeira da Abracrim será, como sempre foi, a de defesa dos direitos constitucionais".

Compuseram a mesa ao lado de Basilio o novo presidente regional da Abracrim-RJ, Francisco José Cordeiro da Silva Júnior, e sua vice, Michelle Aguiar; o diretor-tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da OABRJ, Marcello Oliveira; a secretária-adjunta da Seccional e presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Mônica Alexandre; a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gaudio; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), João Batista Damasceno, e o vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado.

"Fizemos a opção de combater as violações de prerrogativas de forma muito efetiva, mas, ao mesmo tempo, procurar as autoridades para fazer convênios e parcerias reais que pudessem trazer algum alívio à nossa categoria e fazer com que a gente consiga enxergar nossa atuação dentro de um sistema de Justiça", afirmou Marcello.

"Foi a partir dessa perspectiva que conseguimos colocar uma Casa da Advocacia no Complexo Penitenciário de Gericinó, por exemplo, o que foi um ganho gigantesco, pois passamos a ser vistos como parceiros no funcionamento desse sistema pelos policiais penais. A Ordem precisa estar atenta ao debater com as autoridades públicas, para lutar por garantias processuais o tempo todo. Temos que ser a OABRJ o tempo todo. Somos uma instituição que tem mais de 90 anos e é reconhecida como a principal representante da sociedade civil".

Representante da advocacia trabalhista, Mônica Alexandre destacou a união encontrada entre os criminalistas.

"Nos últimos tempos, tenho tido uma grata surpresa e satisfação em conviver com diversos advogados criminalistas, e notei a unidade de advogados e associações, todos irmanados em prol do objetivo comum de dignificar a advocacia", afirmou Mônica. "O Judiciário quer nos tirar do combate e das trincheiras, então quero parabenizar toda a diretoria da Abracrim-RJ e destacar que vejo aqui muitos jovens, que são nossa ponte para o futuro".

Presidente da Caarj, Marisa Gaudio pediu a participação da advocacia na campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas que atingiram municípios do estado como Paracambi, Nova Iguaçu, Mendes, Barra do Piraí, Belford Roxo e Piraí, e manifestou apoio à Abracrim.

"Para que a Ordem seja forte, precisamos estar irmanados, e iniciativas de criação de associações como a Abracrim não se contrapõem à Ordem, muito pelo contrário: são mais uma força para nós", afirmou Marisa. "Desejo todo sucesso à nova diretoria da Abracrim. Contem conosco sempre".

Além de Cordeiro e Michelle, integram a nova diretoria da Abracrim-RJ a secretária-geral Lara Costalonga Trindade; os conselheiros Igor Luiz Batista de Carvalho e Paulo Ricardo Nogueira Machado; o procurador Luiz Gustavo de Faria, e a diretora de Assuntos Institucionais, Wanessa Fernandes Ribeiro.

"Nossas prerrogativas e direitos são inegociáveis", afirmou Cordeiro, emocionado.

"As ideologias políticas estão se sobrepondo ao Direito, e a advocacia - e em especial a advocacia criminal - não deve defender lados e, sim, direitos. É uma imensa honra estar aqui como presidente da Abracrim regional. A advocacia criminalista não está em carreira solo. Ela sempre pode contar com a Abracrim. Sem vocês, os associados, não somos nada. Hoje tivemos a posse pública, mas a posse formal aconteceu em dezembro e, desde então, estamos trabalhando incansavelmente. Muito obrigado pela presença de todos. Avante, Abracrim!"

Foram empossados os presidentes e vice-presidentes das comissões da associação. Tomaram posse a presidente da Comissão da Mulher, Paula Lima, e sua vice, Amanda Raposo; a presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários, Isadora Mendes, e sua vice, Mariana Carneiro; o presidente da Comissão de Arte, Literatura e Cultura, Jefferson Gomes, e seu vice, Luis Antônio Corrêa; o presidente da Comissão de Prerrogativas, Leandro Meuser; a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Lorraine Gama, e seu vice, Renan Dutra; o presidente da Comissão de Crimes Cibernéticos, Márcio Cavalcante; a presidente da Comissão de Direito Penal Econômico, Maíra Fernandes e seu vice, João Vicente Tinoco, e o presidente da Comissão de Estudos Jurídicos, Sérgio Vampré.