19/07/2019 - 17:53 | última atualização em 19/07/2019 - 18:10

Nova diretoria da Acat toma posse com críticas à PEC 108/19

Nádia Mendes

A advocacia trabalhista reuniu-se nesta quinta-feira, dia 18, para prestigiar a posse da nova diretoria da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat). A cerimônia aconteceu no auditório do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Críticas à PEC 108/19, que desobriga a inscrição em conselhos profissionais, deram o tom nos discursos da noite.

A anfitriã, Rita Cortez, presidente do IAB e ex-presidente da Acat, falou sobre o orgulho de ser advogada trabalhista. "Estamos vivendo tempos muito difíceis, mas antes de ser a segunda mulher que presidiu o IAB, sou advogada trabalhista. A Acat tem sido uma entidade combativa nos seus quase 60 anos de existência e os advogados são os porta-vozes da sociedade", disse, fazendo referência à manifestação do IAB contra a PEC 108/19

Antes de passar a presidência para a diretoria eleita para o biênio 2019-2021, Paulo Rubens Máximo Filho reforçou a importância da Acat nos tempos atuais. "Nosso mandato se encerra com a certeza que fizemos a diferença na valorização da advocacia trabalhista", afirmou.

O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, também prestigiou a posse e reforçou que a Acat tem o apoio integral da Ordem. "Precisamos que as entidades estejam cada vez mais unidas. Seja para defender a Justiça Trabalhista, os direitos ou a própria advocacia", disse. Luciano também criticou a PEC 108/19 "Essa emenda tem um único objetivo: calar a OAB. Continuaremos na luta, assim como lutamos pela Justiça Trabalhista. A unidade da advocacia não vai permitir que os advogados, voz constitucional do cidadão, sejam calados", disse.

Emocionado, o novo presidente da Acat, Alexandre Bastos, encerrou a noite de discursos. Ele afirmou que o cenário tem se mostrado cruel para a advocacia trabalhista, cuja função é alinhar a relação entre o Capital e o trabalho. Ele também ressaltou a força de uma classe unida. "Não podemos deixar que a advocacia seja diminuída dessa forma. Sem advogado não há Justiça e sem Justiça não há cidadania", disse. Ele adiantou que a Acat retornará para o prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT1), pleito dos advogados trabalhistas, e afirmou que a gestão será dedicada para o fortalecimento do nome da Acat e da advocacia trabalhista.

Farão parte da diretoria presidida por Alexandre Bastos a advogada Monica Alexandre Santos, que será a vice-presidente; além de Ana Paula D´Arrochella dos Santos, Claudio Almeida Lopes, Cristiane Cardoso Lopes Mançano, Gustavo Diniz, Isabela Pimentel de Barros, José Solon Tepedino Jaffe, Paulo Renato Fernandes da Silva, Ribamar Campos, Ricardo Oliveira de Menezes, Ricardo Basile de Almeida, Rodrigo Maia Roldan, Sandro Machado Nery e Sonia Regina Dias Martins. Na representação junto à Abrat estarão Araçari Baptista, como representante efetivo, e Hugo Luiz Schiavo, como suplente.

Também participaram da cerimônia de posse o presidente do TRT1, José da Fonseca Martins; a presidente da Abrat, Alessandra Camarano, e o conselheiro federal Antônio Fabrício Matos, que representou o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz.