11/06/2019 - 18:27 | última atualização em 17/06/2019 - 12:59

Novo Portal da OAB/RJ facilita acesso a informações e serviços

Nádia Mendes

Com um layout moderno, intuitivo e acessível, o novo Portal da OAB/RJ que entrou no ar nesta segunda, dia 17, vai oferecer uma melhor experiência aos advogados e advogadas do Rio de Janeiro e aos demais operadores do mundo jurídico. O objetivo é facilitar o acesso às informações e aos serviços importantes do dia a dia da advocacia. O site foi elaborado após análise das áreas mais acessadas na antiga página e das mudanças pelas quais a internet passou nos últimos anos.

O presidente da Seccional, Luciano Bandeira, acredita que o novo portal colocará, de vez, a advocacia na era digital. "Sabemos que a nossa classe trabalha cada vez mais pelo celular e é fundamental que os colegas possam ter acesso às informações e serviços de forma prática e descomplicada", afirma. O site também inaugura o novo slogan da OAB/RJ: "advocacia valorizada, cidadania respeitada".

Luciano Bandeira / Foto: Bruno Marins

O diretor de Comunicação da Seccional, Marcus Vinicius Cordeiro, reforça que o portal é uma das medidas que estão sendo implementadas na área da Comunicação da OAB/RJ. "O novo site vai ser um instrumento fundamental para ampliar o contato com a classe, melhorando a eficiência das nossas divulgações. Além disso, nossos órgãos internos poderão se relacionar melhor com a advocacia e com a sociedade", afirmou. "Estamos elaborando o programa 'OAB/RJ Debate', no YouTube, que terá entrevistas sobre assuntos jurídicos, de áreas afins e de interesse da cidadania, além da divulgação das realizações e eventos da Ordem e um quadro interativo para ouvirmos na categoria e a sociedade, integrando as subseções", disse.

Para o gerente de Comunicação da OAB/RJ, o jornalista Marcelo Moutinho, a acessibilidade é uma das grandes novidades do portal. Ele destaca que a última grande reformulação do site foi em 2010. "O celular é a principal forma de acesso à internet no país e o site anterior não se adaptava a dispositivos móveis. Criamos um site totalmente responsivo, que facilitará o compartilhamento de informações pelas redes sociais, por exemplo".

Marcus Vinicius Cordeiro / Foto: Bruno Marins

Mudanças incluem seção de colunas e banco de oportunidades

O menu principal está dividido em dez categorias: Institucional, ESA, Eventos, Exame de Ordem, Serviços, Prerrogativas, Advoga, Anuidade, Notícias e Contatos. Em todas as páginas, o 'Acesso Rápido' concentra os serviços mais buscados pela advocacia, como  Fique Digital, Tabela de Honorários e de Anuidades, Inscrição nos quadros e Busca de Inscritos.

Uma das novidades é o Advoga: um banco de vagas em que advogados, estagiários e escritórios de advocacia poderão se inscrever para divulgar vagas e currículos. O serviço está em fase final de construção e estará hospedado no site quando estiver em pleno funcionamento.

Na nova seção 'Colunistas', quatro advogados referência em suas áreas se revezarão semanalmente, debatendo temas relevantes que têm reflexos na sociedade. Já estão confirmados os nomes de Gustavo Tepedino, Vânia Aieta e Henrique Maués.

A newsletter também passou por reformulação completa. A antiga Tribuna do Advogado Digital passa a se chamar OAB/RJ Digital, mas continuará sendo enviada duas vezes na semana. Às segundas-feiras, os colegas recebem pelo email cadastrado a agenda com os eventos que serão realizados pela Seccional nas duas semanas seguintes. Já na sexta-feira, será enviado um boletim com as principais notícias daquela semana. Cadastre-se e mantenha-se informado!

Veja um passo a passo com as funcionalidades do site no vídeo: