02/05/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Novo presidente do IAB lutará por reformas

Novo presidente do IAB lutará por reformas

 

 

Do Jornal do Commercio

 

02/05/2008 - A reforma tributária e a reforma do Estado são os projetos que mais vão mobilizar o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) daqui para a frente, segundo informou o advogado Paulo Eduardo de Araújo Saboya, especializado nas áreas do Direito Civil e Trabalhista, que tomou posse, na quarta-feira, como novo presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), para o biênio 2008-2010. Ele anunciou que pretende, em sua gestão, dar continuidade à modernização do Instituto por meio de parcerias com empresas privadas, informatização dos seus arquivos e processos administrativos e ampliação da biblioteca.

 

Saboya, professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito Cândido Mendes desde 1992 e atual presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ, substitui na presidência a advogada Maria Adélia Campello. Ele informou que dará seqüência à série de debates que o IAB vem promovendo sobre Direito e Cinema, nos quais são exibidos filmes que abordam problemas sociais e depois especialistas discutem o tema. O primeiro filme levado ao evento foi Tropa de Elite, trazendo o debate sobre os limites da ação do Estado.

 

"Há dois projetos em andamento para os quais dedicaremos nossa atenção de imediato: a reforma tributária, que não está tendo do Legislativo e do Executivo a atenção devida e que deve ser submetida ao crivo da sociedade e em especial dos juristas brasileiros; e a reforma do Estado brasileiro, para a qual convocaremos para debate o que há de mais moderno e progressista entre os especialistas em direito constitucional. Preocupa-nos, de igual, a questão da violência e o tratamento que lhe dá o moderno direito penal. Para cuidar dessa questão resgataremos a notável contribuição acadêmica que existe em nosso país", disse o novo presidente.

 

Fundado em 1843, o IAB é a mais antiga entidade de estudos jurídicos da América Latina, e deu origem à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A formação do Instituto ocorreu em conseqüência da implantação dos cursos jurídicos no Brasil, em 1827, e do exercício da advocacia na Corte e nas Províncias Imperiais.

 

Por quase 90 anos, o IAB foi o único representante da classe jurídica no Brasil. A OAB, cuja fundação estava prevista no estatuto do IAB, foi criada somente em 1930, a partir do esforço e dedicação do presidente do IAB, o advogado Levy Carneiro, que veio a se tornar o primeiro presidente da Ordem.

Abrir WhatsApp