21/08/2008 - 16:06

OAB examinará envio de tropas federais ao Rio de Janeiro

Do site do Conselho Federal

21/08/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, debaterá com o presidente da Seccional da OAB no Rio de Janeiro, Wadih Damous, o envio de tropas federais para garantir a segurança e a lisura entre os votantes nas próximas eleições. O compromisso foi feito por pelo presidente da OAB em reunião realizada nesta quinta, dai 21, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, desembargador Roberto Wider.

Para o presidente nacional da OAB, é importantíssimo para a democracia e para o futuro do Rio, que o povo, que é soberano, possa refletir o seu pensamento e, livremente, transformá-lo em política de Estado. "Não pode o Estado abandonar aquele que é razão de ser a democracia: o povo", afirmou. Na opinião de Cezar Britto, as favelas do Rio de Janeiro já são abandonadas no que se refere às políticas sociais e à presença do Estado. "Não pode, agora, o Estado ceder aquilo que é fundamental à República, que é o poder do voto. Se o cidadão não puder livremente escolher os seus representes e fazer cobranças ao Estado significa que o crime venceu."

Carlos Ayres Britto ficou de definir esta semana com os ministros da Justiça, Tarso Genro, e da Defesa, Nelson Jobim, quais áreas no Rio receberão apoio das tropas federais durante as eleições. O pedido oficial do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), quanto ao envio das Forças Armadas foi feito na última sexta-feira, depois que o TRE-RJ recebeu queixas anônimas sobre a interferência de milícias e de traficantes no processo eleitoral.