16/05/2023 - 15:51 | última atualização em 19/05/2023 - 18:31

OAB firma convênio com Creci para coibir violência contra corretoras

Plano de trabalho dará suporte jurídico e ferramentas teóricas para fins protetivos

Biah Santiago

Por meio de sua Comissão OAB Mulher RJ, a Seccional firmou, nesta terça-feira, dia 16, convênio de cooperação técnica com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ), representado pela sua Diretoria da Mulher, a fim de combater a violência doméstica e familiar contra mulheres. O acordo de trabalho, assinado pelo presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, e pelo presidente do Creci-RJ, Marcelo Silveira de Moura, oferecerá suporte jurídico e ferramentas teóricas para efetivar a proteção das corretoras vítimas.

Luciano afirma que esta parceria é um passo importante para avançar na luta pela garantia de direitos das mulheres.

“A Ordem tem o compromisso de combater qualquer tipo de violência contra a mulher, seja advogada ou não”, disse Bandeira.  “Este acordo demonstra mais uma vez que perseveramos nesta luta para coibir e evitar que mais mulheres sofram assédio em suas diversas formas, deixem de entrar para a estatística e tenham todo suporte para exercer suas profissões com dignidade”.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar e orientar os profissionais das duas áreas para evitar tal prática, além de oferecer acolhimento às vítimas. O estímulo para a criação do projeto foram as constantes situações sofridas pelas corretoras, o que as obriga a adotar estratégias para evitar assédio da parte de clientes, como por exemplo, não visitar imóveis sem a companhia de um colega de trabalho.

Ações simples como apresentar o apartamento e abrir uma porta, como conta a corretora Cristiana Tenório, são aterrorizantes.

“Houve uma vez em que eu realizei um atendimento e mesmo acompanhada de outro corretor tive medo. O meu colega de trabalho demorou um pouco mais para chegar ao apartamento porque estava estacionando o carro, estava sozinha no imóvel e senti uma movimentação estranha do cliente atrás de mim. Por sorte, o outro corretor chegou na hora”, contou Tenório.

Segundo a presidente da Comissão OAB Mulher RJ, Flávia Ribeiro, as instituições têm como propósito promover a equidade e a justiça de gênero em todos os âmbitos da sociedade.

“Com esta parceria entre a OABRJ e o Creci-RJ os esforços serão somados. Nossa ideia é conscientizar os profissionais do mercado imobiliário e do Direito sobre a importância de combater esse tipo de violência e oferecer apoio às mulheres vítimas desse crime”, ressaltou Ribeiro. “É um sinal claro de que as instituições estão comprometidas com a promoção da igualdade de gênero e com a defesa dos direitos das mulheres”.