14/10/2008 - 16:06

OAB fiscaliza lacre das urnas para segundo turno das eleições

Do site do Conselho Federal

14/10/2008 - A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará nesta terça, dia 14, novo procedimento de lacração dos sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas. Desta vez, nas urnas do segundo turno. O procedimento consiste na assinatura digital dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas e é acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Federal e por representantes dos partidos políticos.

Os sistemas são apresentados, testados e depois ocorre a assinatura digital. Em seguida, eles são reunidos em mídias de DVD e seguem para os Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado que vão instalar nas urnas eletrônicas daqueles municípios que terão segundo turno.

Essa assinatura já foi feita dias antes do primeiro turno das eleições, mas, de acordo com informações da STI, o sistema é tão seguro que qualquer alteração exige uma nova assinatura digital e lacração. Esta nova instalação é necessária, portanto, uma vez que para o segundo turno não haverá eleições para vereador. Além disso, é preciso adaptar os relatórios para a totalização, indicar no programa a data da eleição e também programar as urnas para o horário de verão.

Nesta terça os sistemas serão apresentados e depois testados e nesta quarta, dia 15, o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, assina juntamente com aqueles que acompanharam o processo.