06/12/2019 - 17:49 | última atualização em 06/12/2019 - 18:03

COMPARTILHE

OAB Mulher percorrerá fóruns ouvindo demandas da advocacia feminina

Cássia Bittar

Com a ideia de trazer o projeto de sucesso da presidência da OABRJ para a apuração de questões específicas da advocacia feminina, a Diretoria de Mulheres da Seccional e a Comissão OAB Mulher realizarão um Gabinete Itinerante especial para as advogadas em todos os fóruns do Estado do Rio de Janeiro. A ação será de 9 a 13 de dezembro, quando é comemorada nacionalmente a Semana da Mulher Advogada.

Segundo a diretora de Mulheres da OABRJ e também presidente da comissão, Marisa Gaudio, o objetivo do projeto é ouvir as advogadas sobre os principais problemas enfrentados na profissão, além de colher sugestões para o próprio trabalho do grupo. Neste período, integrantes das comissões que tratam da questão nas subseções se revezarão para percorrer todos os fóruns do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional do Trabalho e do Tribunal Regional Federal do Rio.

“Na nossa atuação observamos problemas recorrentes enfrentados pelas profissionais mulheres, desde a não aplicação da Lei Julia Matos, passando pelo julgamento em relação à sua vestimenta até a forma como são tratadas por colegas homens e por magistrados. Queremos então nos aproximar das colegas e saber quais são as dificuldades que elas enfrentam em sua atividade profissional. E, além disso, também receber críticas e sugestões sobre nosso trabalho, sobre como tocamos a pauta”, afirma ela.

A ideia surgiu no Grupo de Trabalho Prerrogativas da OAB Mulher, coordenado por Fernanda Mata, que se inspirou nos bons resultados do projeto que a diretoria da Seccional vem realizando de aproximação com a classe. “Queremos ouvir as advogadas na semana dedicada a elas. E, graças à rede da comissão, esse projeto poderá ser aplicado em todo o Estado”, conta.

Em 2018, a OAB Mulher também percorreu os fóruns do estado com a iniciativa Caravana da Mulher Advogada. Na ocasião, as integrantes da comissão conversaram com os responsáveis pelos fóruns sobre o respeito às prerrogativas das advogadas, verificando se a Lei Julia Matos estava sendo aplicada corretamente na serventia.

Em 2018, integrantes da comissão visitaram os fóruns do estado verificando a aplicação da Lei Julia Matos / Foto: Lula Aparício

Abrir WhatsApp