12/07/2022 - 17:48 | última atualização em 12/07/2022 - 18:12

OAB Mulher presta atendimento a advogada vítima de violência doméstica

Alegações incluem ameaças e perseguição do ex-marido; colega receberá Auxílio à Mulher Advogada da Caarj

Biah Santiago

A Comissão OAB Mulher da Seccional atendeu nesta segunda-feira, dia 11, a advogada Regina Evaristo, vítima de violência doméstica ameaçada pelo ex-companheiro. Após o atendimento na sede da Ordem, a colega foi acompanhada até a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), no Centro do Rio, pela presidente da comissão, Flávia Ribeiro, pela diretora de Convênios da Caixa de Assistência à Advocacia do Rio de Janeiro, Fernanda Mata, e pela coordenadora do Grupo de Trabalho de Assistência à Mulher Advogada, Flávia Monteiro.

Além do acompanhamento à delegacia para a renovação da medida protetiva contra o agressor, a advogada também será atendida pela Caarj através do Auxílio à Mulher Advogada -  serviço concedido a colegas em situação de vulnerabilidade econômica e social em decorrência de violência doméstica.

"É importante destacar que a comissão tem atendido diversos casos de violências contra mulheres, não só de advogadas, mas de toda sociedade. O registro desses casos é essencial. Muitas têm tido dificuldade em realizar o Registro de Ocorrência sem outras provas que não sejam o próprio testemunho e isso é inadmissível, pois a principal prova é justamente o relato da vítima", avalia Ribeiro.

"Como a OAB não pode advogar nesses casos, é de suma importância a ponte com a defensoria e com os equipamentos públicos disponíveis. Vamos entrar em contato com esses órgãos para firmar um termo de cooperação técnica para encaminhamento desses casos recebidos pela Ordem, tanto de advogadas, como de outras mulheres", enfatizou a presidente da Comissão OAB Mulher.

Regina Evaristo foi direcionada pela OABRJ ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que também passa a acompanhar o caso.

Mulher advogada, não espere para denunciar. A OABRJ e a Caarj recebem sua denúncia pelo Núcleo de Assistentes Sociais da Caixa, através do telefone (21) 2277-2300.