22/06/2022 - 15:59 | última atualização em 22/06/2022 - 16:00

OAB Mulher se solidariza com procuradora agredida em Registro/SP

Gabriela Samadello Monteiro de Barros foi espancada por procurador

Comunicação OABRJ | Caarj

A Comissão OAB Mulher da Seccional expressa sua solidariedade à procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros, brutalmente agredida com socos e chutes pelo procurador Demétrius Oliveira Macedo, no Município de Registro, em São Paulo.

A comissão se soma à manifestação do Conselho Federal da Ordem sobre este caso, e cobrará apurações éticas e disciplinares contra a grave conduta do agressor, além de acompanhar o caso junto à OAB Nacional.

As imagens da agressão, divulgadas pelos veículos de comunicação, mostram que as situações de vulnerabilidades enfrentadas pelas mulheres diariamente, principalmente na carreira jurídica, ainda são um problema a ser combatido sem que se meçam esforços.

Leia a íntegra da nota:

Nota oficial

O Conselho Federal da OAB, o Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB e a OABSP recebem com indignação e preocupação a notícia de que a procuradora-geral do Município de Registro, em São Paulo, foi brutalmente agredida em seu ambiente de trabalho, por um colega, em decorrência de sua atuação profissional.

Essa agressão mostra que, mesmo quando superam diversas barreiras, as mulheres ainda ficam à mercê de violências em decorrência da própria atuação profissional.

A OABSP, que é a instância competente para apurações éticas e disciplinares, abrirá um procedimento para apurar a conduta do procurador autor da agressão. Ao término da apuração, ele pode ser punido até mesmo com a penalidade de exclusão dos quadros da Ordem e impossibilidade de advogar e de exercer o cargo de procurador.

Além disso, por meio das comissões da Mulher Advogada do Conselho Federal e da Seccional paulista, a OAB acompanhará o caso na esfera Judicial, que pode aplicar sanções criminais contra o agressor.

Rio de Janeiro, 22 de junho de 2022

Beto Simonetti