18/02/2020 - 13:34 | última atualização em 20/02/2020 - 17:37

COMPARTILHE

OAB de Rio das Ostras ganha nova sede no Centro da cidade

Clara Passi

A segunda-feira, dia 17, foi de dupla comemoração para a OAB/Rio das Ostras. No mesmo dia em que completou 20 anos de existência, a subseção ganhou casa nova, no Centro da cidade da Região dos Lagos, a cinco minutos de carro das estruturas do Poder Judiciário, na Rua Flamengo, 570. 

A advocacia local tem à disposição dois escritórios compartilhados, impressora e scanner, central de peticionamento e um auditório que funcionará também como sala de aula.  

O movimento foi provocado pela presidente, Michele Mansur, que constatou que o antigo imóvel não tinha mais condições de atender aos colegas. Sofria com alagamentos e localizava-se em local ermo, sem oferta satisfatória de transporte público. 

“A advocacia local é majoritariamente jovem. Os escritórios compartilhados atenderão o profissional que está dando os primeiros passos na carreira. Quero que a classe tenha orgulho de trazer seus clientes para cá”, disse Mansur. “O advogado tem que desenvolver o hábito de frequentar a sua subseção, constatar a contraprestação da nossa anuidade”. 

O jovem advogado Caio Duarte elogiou a localização: “Quem não tem carro tinha muita dificuldade de chegar à antiga sede. Agora, estamos no coração da cidade”.

Na solenidade de inauguração, a Seccional esteve representada pelo presidente, Luciano Bandeira, pelo secretário-adjunto da OABRJ e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Fábio Nogueira, pelo assessor-executivo da Presidência, Carlos André Pedrazzi, pela diretora de Mulheres, Marisa Gaudio, pela presidente da Comissão OAB Mulher, Rebeca Servaes, pelo secretário-geral da Caarj e coordenador das Subseções da Capital do DAS, Mauro Pereira, pelo diretor tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas da entidade, Marcello Oliveira, e pelo coordenador de Prerrogativas da OABRJ Marcell Nascimento. 

Luciano listou algumas das realizações deste início de gestão, como a inauguração da nova casa Paulo Saboya em frente ao TRT no Centro do Rio, o programa Anuidade Zero e a Super ESA, por exemplo, e ressaltou o investimento que a Seccional faz em estrutura. 

“São 210 escritórios compartilhados, mais de 1.200 computadores com peticionamento eletrônico e digitalização em todo o estado, 217 estruturas da Ordem como esta. Nosso compromisso é com o advogado militante, todos os recursos estão voltados para isso. Esta é a verdadeira vocação da Ordem”, disse Luciano, que pediu unidade da classe na defesa das prerrogativas e anunciou um programa de incentivo à cobrança de honorários justos, que será implementado em breve.

“Investimos cada centavo da anuidade em prol da advocacia. Conseguimos achar uma casa mais bem localizada, maior e mais funcional, com um auditório que propicia o aperfeiçoamento da advocacia”, comemorou Fábio. 

Marcello falou da criação do Portal da Transparência, um pleito antigo da classe, do esforço da Ordem para a aprovação da Lei de Abuso de Autoridade, que entrou em vigor em janeiro, e reiterou a necessidade de coesão da advocacia em prol da defesa dos seus direitos.

Marisa sublinhou a importância do recorte de gênero nas decisões da OABRJ, saudando a iniciativa da gestão Luciano Bandeira de instituir a primeira Diretoria de Mulheres das seccionais. E anunciou um auxílio que a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) ofertará à advogada vítima de violência doméstica, que será lançado em breve. Na mesma toada, Mauro Pereira convidou os presentes a conhecer as inúmeras parcerias e linhas de auxílio que a Caarj oferece à advocacia.

Pedrazzi informou que a casa foi reformada com os insumos do Projeto OAB Século 21, em consonância com o momento de austeridade que a Seccional enfrenta.  “Além de gerarmos empregos na nossa casa, temos funcionários que conhecem bem as estruturas das subseções do estado”. 

A presidente da OAB/Iguaba Grande, Margoth Cardoso, a de Seropédica, Jucimar de Almeida Silva, que também é secretária-adjunta da OAB Rio das Ostras; o presidente da OAB/Macaé, Fabiano Pascoal, o da OAB/Casimiro de Abreu, Naildo Macabu, o da OAB/Belford Roxo, Abelardo Tenório, o da OAB/Cabo Frio, Kelven Ambrogi Lima, o da OAB/Búzios, Márcio José Teixeira de Sá, o da OAB/São Pedro da Aldeia, Neemias Pereira Lima, e uma representante da OAB/Leopoldina prestigiaram a ocasião.

Abrir WhatsApp