20/05/2024 - 09:49 | última atualização em 22/05/2024 - 18:20

COMPARTILHE

OAB/Angra dos Reis e Abracrim/RJ promovem 'I Seminário de Direito Criminal da Costa Verde'

Biah Santiago



A parceria entre a OAB/Angra dos Reis e a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim/RJ) resultou, na última sexta-feira, dia 17, no "I Seminário de Direito Criminal da Costa Verde". O congresso, realizado no plenário do fórum local, reuniu especialistas da área criminal para discutir os principais temas em matéria penal. A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, representou a Seccional.

Com assuntos de grande relevância no cotidiano dos operadores do Direito, os painéis trouxeram debates sobre, por exemplo, as prisões cautelares, a imparcialidade e a gestão de provas no sistema acusatório, os desafios da advocacia criminal e a investigação defensiva.

Para Basilio, a advocacia criminal precisa de investimento para se proteger de retaliações. 


“A advocacia criminal é aquela que mais sofre os ataques e os arbítrios, que atua nos ambientes mais inóspitos e enfrenta diversos obstáculos. Precisamos valorizar esta parte da classe, e acredito que eventos como este operam no ponto mais importante: o investimento maior nos instrumentos do trabalho”, considerou a vice-presidente da Seccional.



Segundo o presidente da OAB/Angra dos Reis, André Gomes, a ideia do evento foi fornecer ferramentas para aumentar o conhecimento profissional da classe.

“Ao longo do evento, mais de cem pessoas assistiram ao seminário. Os colegas da área criminal, sejam advogados ou estudantes de Direito que se interessam pela matéria, tiveram a oportunidade de se engrandecer e aprimorar seu conhecimento”, disse Gomes.

Outros representantes da OABRJ também participaram do encontro, como o tesoureiro da Seccional, Fábio Nogueira; os presidentes das comissões de Prerrogativas, Rafael Borges, e de Políticas Criminal e Penitenciária, Bruno Rodrigues; a presidente da OAB/São Gonçalo, Andreia Pereira; a vice-presidente da CCP no âmbito dos Direitos da Advocacia, Carolina Miraglia; e o presidente da Comissão de Investigação Defensiva, Carlo Luchione, que ministrou palestra sobre o tema.

Presidente da Abracrim/RJ, Francisco Cordeiro destacou a importância de se levar capacitação profissional para além da classe que atua na capital.


“A parceria (entre a OAB/Angra dos Reis e a Abracrim) teve a finalidade de capacitar o advogado e a advogada. Oportunizar, principalmente para os colegas do interior, palestras com especialistas não só do Rio de Janeiro, mas de outras partes do país. Acreditamos que o advogado mais capacitado, ele poderá ofertar ao seu cliente uma melhor defesa”, comentou Cordeiro.

Abrir WhatsApp