03/01/2009 - 16:06

COMPARTILHE

OAB/Bangu inaugura unidade em frente ao complexo penitenciário

OAB/RJ vai inaugurar unidade em frente a complexo penitenciário em Bangu


Do jornal O Globo

03/01/2009 - Para colocar os mais de 20 mil detentos do Complexo Penitenciário de Gericinó à luz de seus direitos e auxiliar o dia-a-dia dos advogados que atuam na área, a 31 Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Bangu) inaugura, no final deste mês, uma subsede em frente aos presídios. Segundo o presidente da OAB/Bangu, Ronaldo Bittencourt Barros, cerca de 40 integrantes da seção, que atualmente possui dois mil inscritos, vão trabalhar na nova estrutura. "Nossa principal preocupação é dar assistência aos colegas que têm clientes no complexo penitenciário, inclusive advogados de outras cidades do Rio e de outros estados".

"Hoje, eles chegam ao presídio e não têm como tirar uma cópia de documento ou digitar uma petição", diz Barros. A diretora-geral da subsede do complexo penitenciário, Vanuce Candêz Freire, explica que a nova estrutura vai abrigar as comissões de Prerrogativas, que analisa os casos e os encaminha para as demais; a de Direitos Humanos, que vai acompanhar se os detentos recebem tratamento adequado; e a de Ética e Disciplina, que investiga se os advogados estão cumprindo com seus deveres e o exercício ilegal da profissão.

"Muitas vezes os direitos dos advogados são violados. Às vezes, eles não conseguem acesso ao cliente. Próximos ao complexo penitenciário, poderemos acompanhar melhor esses casos e tomar as providências cabíveis. Quando for necessário, vamos acionar nossa defensoria", afirma Vanuce. As obras e a manutenção da nova subsede, que será instalada na Estrada do Guandu do Sena 2.247, loja 5 e sobrado, em Gericinó, estão sendo custeadas pela OAB da capital. "Apresentamos um projeto e a OAB do Rio viu que havia a necessidade de criarmos essa estrutura. A nova unidade é um avanço", comenta a advogada Vanuce Freire.

Abrir WhatsApp