21/05/2009 - 16:06

COMPARTILHE

OAB/Duque de Caxias inaugurou nova sede nesta quarta-feira

OAB/Duque de Caxias inaugurou nova sede nesta quarta-feira

 

 

Da redação da Tribuna do Advogado

 

21/05/2009 - A OAB de Duque de Caxias inaugurou, no dia 20 de maio, uma moderna sede, próxima ao Centro do município que tem hoje, quase 800 mil habitantes. Em uma cerimônia repleta de figuras ilustres da cidade de Caxias, como o prefeito José Camilo Zito (PSDB), o presidente da 2ª Subseção da Ordem, Geraldo Meneses de Almeida, agradeceu ao empenho da diretoria da Seccional por tornar realidade este antigo sonho dos advogados da região. "Esta conquista de hoje é obra de um progresso continuado que a OAB/RJ está promovendo. A Seccional tem conhecimento dos problemas vivenciados pelos moradores da cidade e pelos mais de dois mil advogados inscritos na 2ª Subseção, e acaba de oferecer a essas pessoas a dignidade que estava faltando para Duque de Caxias", salientou Geraldo Meneses.

 

A OAB/RJ alugou um imóvel, e nele, promoveu ampla reforma para torná-lo capaz de abrigar os inscritos da 2ª Subseção, e também a mais de mil advogados oriundos de diversos municípios e até de outros estados, que atendem em Duque de Caxias. O presidente da Seccional, Wadih Damous, diz que a intenção da obra era oferecer espaços funcionais aos profissionais. "Mais do que construir sedes bonitas, a OAB/RJ quer oferecer lugares adequados e acolhedores para os advogados. Construir espaços que funcionem como instrumento de trabalho é o objetivo do projeto OAB Século 21", assegurou Wadih.

 

Geraldo acrescentou que a nova diretoria da Seccional teve a sensibilidade de compreender que era impossível prestar um bom atendimento aos profissionais nas condições em que a Subseção se encontrava. "Caxias tem potencial par atender aos três mil advogados que trabalham na cidade. O que impedia o acesso, era o funcionamento da Subseção em um conjunto de apenas seis pequenas salas", explicou Geraldo.

 

Os profissionais da região concordam com o discurso do presidente da 2ª Subseção, e defendem que esta não foi uma conquista apenas material. Segundo o advogado Jorge Orlando Ferreira da Costa, a simbologia de que o profissional tem um local preparado para recebê-lo é o que motiva o exercício da profissão. "Esta não é uma conquista só para a categoria, mas também para toda cidade de Caxias. Esta casa não é só dos advogados, e sim de todos os moradores desta cidade", acrescentou a advogada Edna Raquel Hogemann.  

 

Além da nova sede, Duque de Caxias também vai ganhar novas salas de advogados, também previstas no programa OAB Século 21: a primeira, na Justiça do Trabalho e a segunda, no Fórum Estadual.

 

Estiveram presentes a inauguração, o juiz diretor do Fórum de Caxias, Sérgio Saieta; o vice-presidente da Seccional, Lauro Schuch, o diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz; o secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz de Oliveira; os gestores da Caarj, Ricardo Menezes e José Antônio Galvão; os presidentes das subseções de Bangu, Ronaldo Bittencourt Barros, Campo Grande, Mauro Pereira dos Santos, Saquarema, Miguel Saraiva de Souza, Barra da Tijuca, Luciano Bandeira, Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda, Nova Iguaçu, Jurandir Ceulin e São João de Meriti, Luiz Carlos Mascarenhas; os representantes das subsedes da Leopoldina, Frederico Mendes, e do Complexo Penitenciário, Vanuce Cândez; além de todos os integrantes da diretoria da OAB de Duque de Caxias.

Abrir WhatsApp