21/02/2024 - 17:02 | última atualização em 23/02/2024 - 12:51

OAB/Duque de Caxias tem solenidade de entrega de carteira com homenagem a estudante de Direito assassinado e gravação de podcast

Biah Santiago

A terça-feira, dia 20, foi diferente para os advogados e advogadas caxienses. Sob a presidência de Wagner Botelho, a OAB/Duque de Caxias reuniu a classe para uma série de eventos na sede da subseção, nos quais a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, representou a Seccional - uma solenidade de entrega de carteira da Ordem a 22 novos colegas e uma tocante homenagem a um estudante de Direito assassinado.

Oriundo de Caxias, o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OABRJ, Jonas Gondim, foi  escolhido patrono da solenidade de boas-vindas aos novos membros da advocacia.

“Sinto-me honrado em ser homenageado pela minha casa, por Duque de Caxias”, disse Gondim. “Meu recado é simples: estudem e não deixem de ler o Código de Ética da OAB e o artigo 34 presente no Estatuto da Advocacia. É sempre importante lembrar que somos a única profissão constituída, e que somos essenciais à Justiça”.

Basilio destacou os projetos da Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ aos recém-advogados e advogadas, além de expor a necessidade de capacitação para encarar os desafios diários da profissão.

“O acesso a conteúdos de qualidade e de forma gratuita é importante para a contínua valorização da advocacia. A nossa força vem da OAB, uma entidade que pavimenta a liberdade que a advocacia precisa exercer sua profissão”, considerou a vice-presidente da Seccional.

Antes da cerimônia oficial de entrega das carteiras, o presidente da subseção, Wagner Botelho, rendeu homenagem a Marcelo Souza da Silva, um jovem estudante de Direito que já havia realizado o Exame de Ordem e foi assassinado no município. Os policiais responsáveis pela prisão do autor do crime, alocados na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, também foram condecorados pela subseção.

“Antes de ser presidente da OAB/Duque de Caxias, eu sou pai. Homenageamos a memória deste jovem e seus familiares, bem como os policiais que trabalharam na investigação e na conclusão deste crime”, declarou Wagner.

O secretário-geral da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Mauro Pereira, e o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Seccional, Tarciso Amorim, também prestigiaram a solenidade. Na ocasião, exemplares da sexta edição da Cartilha de Direito do Consumidor, coordenada por Amorim, foram distribuídos gratuitamente ao público.

Pela OAB/Duque de Caxias estiveram: a vice-presidente, Débora Arditti; o secretário-geral, Felipe Neves; o tesoureiro, Dorgival de Moura; a presidente e vice da Comissão OAB Jovem, Caroline Quarteu e Ana Maria Gomes, respectivamente; e o presidente da Comissão do Tribunal do Júri, Diogo Macruz. Além deles, os colegas Paulo Lameirão e Rosângela Silveira representam os pais e responsáveis dos novos advogados na cerimônia.

Compliance é tema de podcast produzido pela subseção

Um bate-papo entre Botelho, Basilio e as advogadas Aline Moura e Elisângela Zurita sobre o sucesso na carreira da advocacia empresarial no contexto do compliance 5.0 e a atuação da OAB como mecanismo de suporte à advocacia foi registrado num podcast produzido pela OAB/Duque de Caxias. O programa será exibido no canal da subseção no YouTube.