05/02/2009 - 16:06

OAB/Friburgo quer agilizar construção de novo Fórum em Bom Jardim

Diretoria da OAB/Nova Friburgo se reúne com advogados de Bom Jardim e pede a construção de um novo Fórum local

Do Jornal Mais Bom Jardim

05/02/2009 - A diretoria da 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com base em Nova Friburgo, mas que abrange também os municípios de Bom Jardim, Sumidouro e Carmo, se reuniu no último dia 19, com advogados bom-jardinenses membros da Ordem, na Casa da Cultura Mário Machado Nicolielo, centro de Bom Jardim. A reunião - aberta pelo presidente da 9ª Subseção, Carlos André Pedrazzi - contou ainda com a presença do diretor da Divisão de Apoio às Subseções da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz e da delegada local da OAB, Martha Emerich. Durante o encontro, foram debatidos diversos assuntos, como as atividades e melhorias que estão sendo implantadas pela entidade e a necessidade de melhorias nas condições do Fórum local. A reconstrução do atual Fórum ou mesmo a construção de um novo prédio para abrigar o órgão já foi, inclusive, solicitada ao então presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Murta Ribeiro.

Atualmente, o Fórum está funcionando em um pequeno imóvel, que possui dois pavimentos, dificultando o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, suas salas são pequenas e não atendem à crescente demanda de serviços.

Pedrazzi citou, inclusive, que a própria sala da OAB - a chamada "Sala do Advogado" - não tem espaço sequer para duas pessoas. "Para um entrar, o outro tem que sair", disse ele. A colocação de um computador na sala - uma necessidade básica para agilizar o trabalho dos advogados e seus assistentes - também está dificultada pela falta de espaço. Sem um local próprio, até mesmo as audiências estão sendo realizadas no tribunal do júri e a condução das perícias tem que ser feita nas salas dos comissariados.

O presidente da 9ª Subseção informou ainda que o prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, já liberou o terreno do Fórum atual para a construção do novo prédio - mais amplo e mais moderno. Para isso, será necessário o remanejamento do Judiciário para um outro local, durante a realização das obras.

A reunião serviu ainda para a avaliação do exercício da profissão de advogado em Bom Jardim e o acompanhamento dos processos em andamento nas diversas varas. Também foram discutidos na oportunidade assuntos de cunho social, como a prestação de um bom atendimento jurídico à comunidade. Foram mencionados a implantação da nova carteira da OAB com chip eletrônico, a redução da anuidade em 30% e a reforma e informatização de 100 Salas do Advogado até o final do ano - que em Bom Jardim ficará na dependência da ampliação do prédio do Judiciário. Pedrazzi também citou as novas conquistas para a OAB em Nova Friburgo, como a nova farmácia da Caixa de Assistência ao Advogado (CAARJ), a criação de novos cursos para advogados na UERJ-NF, a realização do Exame da Ordem em Nova Friburgo e o transporte circular para advogados entre o Fórum e o centro da cidade.