28/06/2019 - 17:42 | última atualização em 28/06/2019 - 19:00

OAB/Madureira-Jacarepaguá reinaugura sua sede reformada e ampliada

Entre outras melhorias, subseção conta agora com dez computadores em sua Central de Peticionamento

Cássia Bittar

A OAB/Madureira-Jacarepaguá reinaugurou sua sede na manhã desta sexta-feira, dia 28, após uma reforma completa, que expandiu os serviços prestados à advocacia da região. A subseção ampliou sua Central de Peticionamento Eletrônico de quatro para dez computadores totalmente equipados com internet e programas utilizados no processo eletrônico e agora conta também com uma sala de certificação digital.

O espaço da recepção também foi aumentado, assim como a sala de aula, remontada com novos equipamentos e que comporta agora até 30 estudantes. O auditório, que tem lugar para 90 pessoas, e os dois os escritórios compartilhados também tiveram melhorias.

“Nossa sede é antiga e estava com problemas estruturais, rachaduras... Fizemos então uma reforma externa e interna, com pintura completa. Pensando na adequação ao processo digital, nossa principal preocupação, remodelamos todo o atendimento para essa área. Com a sala de certificação, por exemplo, os colegas agora não precisarão mais ir ao Centro para adquirir seu certificado digital, podem fazer aqui”, apontou o presidente da subseção, Remi Ribeiro.

O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, esteve presente à reinauguração da sede e contou que a obra foi realizada em uma parceria entre a Seccional e a subseção: “A Seccional forneceu a mão de obra, a capacitação técnica, mas o custo, o material foi adquirido com os recursos, com a gestão feita pela diretoria da 32ª Subseção”.

Ribeiro observou que a demanda da 32ª Subseção é grande e que a reforma era imprescindível no momento: “Atendemos a mais de oito mil jurisdicionados. São dois bairros, um na Zona Norte e outro na Zona Oeste da cidade, e quase 30 sub-bairros nas adjacências. Isso sem contar os colegas que eventualmente vêm de outros lugares do Rio”. Entre os projetos pós-reforma, ele destacou os cursos, já realizados esporadicamente pela subseção e que agora poderão contar com a estrutura da sala de estudos reformada.

Luciano: "É preciso ter dedicação total à advocacia" / Foto: Luciana Botelho

Luciano frisou que é bandeira da Ordem continuar investindo na advocacia: “O projeto OAB Século 21 não acabou, como muitos pensaram. Ele, na verdade, está sendo intensificado. É preciso ter dedicação total à advocacia porque eles é que precisam da Ordem. Momentos de depressão econômica como o que estamos vivendo agora vão passar. Mas o que não podemos deixar é que agora os advogados e advogadas fiquem sem apoio”.

Secretário–adjunto da Seccional e diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Fábio Nogueira completou: “A advocacia sofre muito com a crise econômica. Vemos colegas fechando seus escritórios. E é nesse momento que eles mais precisam da Ordem, de uma estrutura, de escritórios compartilhados para atender seus clientes, computadores... E entregamos hoje à Madureira e Jacarepaguá uma subseção mais moderna, mais funcional, com sua capacidade de atendimento praticamente triplicada”.

Participaram também da reinauguração a vice-presidente da 32ª Subseção, Janice Santana; o secretário-geral, Marcus Lacerda; o tesoureiro, Eduardo Swiech; e o ex-vice-presidente, Mauro Vieira. Membros de outras subseções, como os presidentes da OAB/Méier, OAB/Campo Grande e OAB/São Gonçalo, Jorge Gomes, Rodrigo Plaza e Eliano Enzo da Silva, respectivamente, além de diretores da OAB/Bangu, estiveram presentes.