21/11/2022 - 18:52 | última atualização em 22/11/2022 - 15:29

OAB/Maricá e OAB/Campo Grande inauguram salas de perícias da Justiça Federal

Demanda foi apresentada em Colégio de Presidentes de Subseção e viabilizada por parceria da Ordem com o TRF2

Felipe Benjamin

A OAB/Maricá inaugurou, na última sexta-feira, dia 18, uma sala de perícias médicas da Justiça Federal, em cerimônia que contou com as presenças do vice-diretor da Justiça Federal no Rio de Janeiro, o juiz federal Osair Victor de Oliveira (na foto, à esquerda, com o presidente da subseção, Eduardo Carlos de Souza), e da vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio.

No dia 16, havia sido a vez de a OAB/Campo Grande, presidida por Rodrigo Plaza, abrir um espaço de mesma finalidade, que beneficiará os jurisdicionados que pleiteiam judicialmente benefícios previdenciários. Essa população mais vulnerável da região da Zona Oeste foi impactada pelo fechamento do Fórum Federal de Campo Grande devido a restrições orçamentárias. A partir de agora, estas, que, muitas vezes, têm sérios problemas de saúde e têm poucos recursos financeiros, terão locais adequados para serem atendidos, com conforto e sem a necessidade de deslocamentos desnecessários.

A instalação da sala de perícias nas duas localidades havia sido levantada pelos presidentes das unidades da Ordem durante o 3º Colégio de Presidentes de Subseção, realizado em junho. Souza contou que a criação da sala ampara jurisdicionados que muitas vezes são obrigados a se deslocarem até Niterói.

"Muitas vezes, as pessoas saem de Jaconé, ponto extremo da cidade, para ir a Niterói, ficam das 8h às 17h, em muitos casos sem comer, para pegar um benefício de R$ 1 mil, por quatro até seis meses”, contou Souza. "A ideia da sala surgiu em uma conversa com o presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Ricardo Teodoro, e é um exemplo do que costumo dizer:  a OAB é a caixa de ressonância da sociedade".

Entre em contato com as subseções de Maricá e Campo Grande para verificar o horário de funcionamento das salas de perícia médica.