02/06/2022 - 17:46 | última atualização em 02/06/2022 - 19:46

OAB/Maricá se mobiliza em apoio a advogado censurado

Tancredo Ribeiro é alvo de processo por críticas a fornecedora de energia elétrica

Felipe Benjamin

O presidente da comissão de Direito do Consumidor da OAB/Maricá, Tancredo Ribeiro, foi alvo de processo movido pela fornecedora de energia elétrica Enel, acusado de "manchar a imagem da empresa em suas falas e postagens em redes sociais". Tancredo, atualmente em seu segundo triênio como presidente da comissão maricaense, tem 20 anos de carreira e participou da CPI da Enel realizada no município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

De acordo com o presidente da OAB/Maricá, Eduardo Carlos de Souza, Tancredo passou a ser perseguido pela companhia por sua participação na CPI e por ser o advogado com mais processos contra a Enel no município. A empresa entrou com uma representação disciplinar junto à subseção, e com um processo cível que pede vultosa indenização, além de multa diária de mil reais para cada postagem do advogado que cite o nome da empresa em suas redes.

"Isso é censura, não há outro nome. Ele realmente tinha o maior número de processos contra a empresa, mas isso acontece pelo péssimo serviço que a Enel presta. Tancredo tem nosso absoluto apoio e já entramos em contato com o presidente Luciano Bandeira e a vice-presidente da Seccional Ana Tereza Basilio", afirma Eduardo Carlos de Souza.

Segundo o presidente da OAB/Maricá, a OABRJ fará um desagravo ao colega no Conselho Pleno e atuará como amicus curiae.